Criança Esperança IV

Sejam bem-vindos ao nosso blog, compartilharemos algumas atividades desenvolvidas na escola.

O Centro Educacional Criança Esperança IV está localizado na cidade de Rio Brilhante_MS, na Rua :Juviano Medeiros nº426, Bairro Olímpico.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013



CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA IV








EU LEIO PARA VOCÊ!








RIO BRILHANTE - MS
2013


CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA IV














EU LEIO PARA VOCÊ!


Projeto desenvolvido durante o ano de 2013 com os alunos do 4º “ A” da professora Mara da Silva Rocha, com o apoio da Direção, Coordenação, Professores Funcionários e alunos do C. E. M. C. E. IV.










RIO BRILHANTE – MS
Dezembro/2013












Escola: Centro Educacional Municipal Criança Esperança IV
Direção: Simone Maturano
Coordenadoras envolvidas: Ivete Ioner
Sirlene Padilha
Título do Projeto: Eu Leio para Você!
Professora responsável: Mara da Silva Rocha
Ano envolvido: 4º” A”
Período: Matutino















SUMÁRIO
Objetivos.............................................................................................. 05
Justificativa............................................................................................ 06
Problemática..........................................................................................07 
ReferenciaTeórico....................................................................................8    Metodologia........................................................................... .. .........10
Cronograma.........................................................................................11 Avaliação..............................................................................................12 Referências...........................................................................................13
Anexos..............................................................................................  14









OBJETIVOS

Objetivo Geral
Proporcionar a turma, momentos de aprendizado de forma diferente e divertida, mostrando que ler é algo que importante para vida toda. Com a leitura surgem as descobertas e também a facilidade em interpretar o mundo.

Objetivo Específicos
  • Despertar nos alunos a curiosidade em abrir um livro e fazer leitura de forma prazerosa;
  • Possibilitar o acesso a diferentes tipos de gêneros textuais, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
  • Tornar o momento e o espaço da leitura potencializadores de conhecimentos e magia;
  • Trabalhar o significado de gênero textual;
  • Promover o aprimoramento do vocabulário, proporcionando melhor desempenho da oralidade e da escrita;
  • Proporcionar aos alunos, professores e demais profissionais da escola a oportunidade de ampliar seus horizontes pessoais e culturais, auxiliando nos momentos de atividades externas;
  • Aguçar o prazer pela leitura aumentando o potencial cognitivo e criativo.
  • Estimular o intercâmbio dessas leituras com pais, professores, colegas e outras pessoas de sua convivência.

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JUSTIFICATIVA
O Projeto de Leitura Eu Leio para Você, será desenvolvido no Centro Educacional Criança Esperança IV, localizado na rua Juviano Medeiros nº 426 Bairro Olímpico.
Este, foi planejado para ser trabalhado com os alunos do 4º ano “A” do período matutino. Depois de realizar um diagnóstico e constatar a dificuldade em interpretar e a resistência a leitura, surgiu a ideia de realizar uma atividade diferenciada que envolvesse momentos de leitura e interpretação.
Neste contexto de dificuldade já definido, foi possível escolher o tema do projeto “Eu Leio para Você” acreditando na importância deste trabalho, o projeto será a oportunidade do aluno, vivenciar situações de leitura em diferentes metodologias e compreender que a leitura é extensão da escola na sua vida. A maior parte do que se deve aprender na vida terá de ser conseguido através da leitura fora da escola. “A leitura é uma herança maior que qualquer diploma”. (CAGLIARI, 2005, p. 148)
Com diversos tipos de leituras as crianças são capazes de interpretar, criar, sonhar, imaginar e sair de determinadas situações frente aos problemas do cotidiano. Será de suma importância os tipos de textos conhecidos e os apresentados às crianças que servirão de base para a leitura, assim entenderão melhor o valor social da escrita de forma lúdica e espontânea possibilitando a aproximação dos demais textos articulados com o código linguístico e de trabalho com a estrutura textual.
O projeto inicia-se com leituras de pequenos textos e passa por diversas fontes literárias para que se consiga uma leitura de fruição e deleite, podendo ser articulada através depoimentos, desenhos, atualidades, contos de fadas, noticias jornalísticas, adivinhações, poesias, músicas, anúncios, quadrinhos, romances e contações de histórias dentre outros. Desta forma o aluno habituado a ler, terá mais facilidade de observar os efeitos de sentido constituído na interação a na ação realizada pelos usuários da linguagem e realidade sociocultural.






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PROBLEMÁTICA
A realidade atual da sociedade e desata geração, afasta cada vez mais nossos alunos do hábito da leitura. A tecnologia, que vem tomando conta dos nossos adolescente e consequentemente nossos alunos, tem dificultado o trabalho do professor que é ensinar, pois os meios tecnológicos vem sendo usado por nossos jovens de forma inadequada, associado a falta de incentivo e acesso aos bons livros no meio familiar e ao pouco interesse de nossos alunos; são fatores que contribuem e aumentam a dificuldade para criar o hábito e o gosto pela leitura. Diante deste contexto e uma avaliação diagnóstica da turma, foi detectado a dificuldade de interpretar e ler, também observado a dificuldade de ler um texto respeitando sinais de pontuação e acentuação. Com esta realidade, foi necessário pensar em uma metodologia diferenciada, assim surgiu a ideia de trabalhar com este projeto, que terá como força o de propor um envolvimento maior dos alunos ao mundo da leitura e da escrita. Pois com discussões sobre o assunto e sobre os livros a serem lidos , contribuirá para amenizar a falta de conhecimento, a escassez de vocabulário e a dificuldade de expressão e interpretação.

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HIPÓTESE

Com resultado do diagnóstico, acreditamos que esse quadro possa ser revertido, caso busquemos formas alternativas e dinâmicas de ensino, criando um ambiente de aprendizagem voltado aos interesses, anseios e necessidades dos alunos. Precisamos oportunizar ocasiões, através de momentos de leitura, criação de textos, poesias, apresentações textuais e contação de histórias, fazendo com que os alunos participem ativamente e que tenham clareza de que quanto mais leem, melhores leitores se tornarão.








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REFERENCIAL TEÓRICO
Este projeto surge como uma necessidade de se trabalhar com dinâmicas diversas e inovadoras. Ele deverá transmitir uma ideia de que “ um projeto”, consiste em apenas apresentar o material adequado e suas especificidades, deve ir muito mais além, precisar motivar logo na sua apresentação, para isso será explorado o tempo todo o recurso oralidade. Enfatizando o tempo todo para a turma que todo trabalho e toda dúvida deve ser discutido, debatido e interpretado. Por isso a roda de conversa tem um parte forte em determinadas etapa do projeto.
A roda de conversa nesta etapa propõe uma dinâmica de autoconhecimento, tornando assim a primeira etapa um momento enriquecido e agradável.
Dessa forma fica bem definida a via pela qual as atividades serão realizadas. Os alunos colocados em contato com os gêneros via modalidade oral. Acreditamos que essa é a melhor forma para se desenvolver no aluno a competência comunicativa (TRAVAGLIA, 2000:17) , oral do aluno que proporciona um conhecimento teórico adequado e uma efetiva participação social.
Para Cagliari (1994, p. 25), "o objetivo fundamental da escola é desenvolver a leitura para que o aluno se saia bem em todas as disciplinas, pois se ele for um bom leitor, a escola cumpriu em grande parte a sua tarefa". O autor define que a leitura deve ser a extensão da escola na vida das pessoas para que elas sejam capazes de entender a sociedade em que vivem e transformá-la num mundo melhor. Nesta visão do trabalho voltado também para a oralidade, surge então a proposta da contação de histórias, esta dá vida ao planejamento, faz com que o aluno se envolva e seja o seu próprio sujeito no processo de aprendizagem. Este instrumento desperta o senso critico e reflexivo dos alunos, pois um mesmo texto pode ser interpretado de diferentes formas. Essa mediação de leitura torna-se ainda envolvente quando o aluno, conta a história lida por ele de forma simples e usando suas próprias palavras sem perder o foco que o autor propôs no texto, e também consegue fazer relação do que leu com sua experiência de vida. Sempre se manifestando, além disso, despertar o lado lúdico e teatral. A leitura bem trabalhada, motiva a sala de aula e a escola a desafiar seus alunos diariamente. E também possibilita a descoberta de leitores fluente e talentos para dramatização e contação de histórias. O projeto norteia uma prática de leitura com textos de diferentes gêneros textuais, verbais e

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não verbais, a partir de diversos enfoques e estratégias de interpretação. Desta forma, pretende contribuir para uma reflexão sobre as diversas modalidades de leitura e os procedimentos que elas requerem do leitor, buscando a extrapolação para a realidade mais ampla. Segundo os PCN/LP,
Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda a que lê, que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos; que estabeleça relações entre o texto que lê e outros já lidos, que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto; que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos (p.54).
O ensino atua como mediação, como intervenção pedagógica na relação ativa do sujeito com os objetos de conhecimento, visando à formação e desenvolvimento de ações mentais unidas e uma realidade concreta. O caráter do “pedagógico” se define na dialética entre a direção dada pelo professora à atividade de aprendizagem do aluno e sua autoatividade de aprender. Para SAVIANI, a escola é
uma instituição cujo o papel consiste na socialização do saber sistematizado. Ela necessita organizar processos, descobrir for,as adequadas a essa finalidade” (SAVIANI, 2000: p.89).







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METODOLOGIA
No primeiro momento, será oportunizada uma conversa com a turma, para informar do trabalho a ser realizado, dividindo com a turma o diagnóstico realizado e a preocupação com este resultado, e que diante disso, estaremos propondo o projeto de tema “Eu Leio para Você”. Com este trabalho vocês alunos terão contato com diversos gêneros textuais, e aprenderão identifica-los em qualquer lugar que encontrar. Para que o trabalho torne significativo, os alunos terão uma rotina de leitura, isto acontecerá todas as terças-feiras, nos primeiro vinte minutos de aula. A escolha do livro era livre, ao final terá um momento de socialização, momento livre, mas sempre o professor terá a função de estimular a participação. Durante a primeira semana os alunos receberão o compromisso de colaborar com a professora organizando o cantinho da leitura na sala. Alguns livro serão trabalhado com toda a turma, onde todas as atividades estarão contextualizadas: leitura oral e coletiva, recontar os textos ouvidos, interpretação oral e escrita, momentos de manifestação de opiniões, sentimentos e ideias, respeitando as dos colegas, produção de frases e textos, caças-palavras, cruzadinhas, ditado recortado, auto ditado, ditado de palavras, frases ou parágrafos de texto, ortografia retiradas do texto, história em quadrinhos, dramatizações, pesquisas em dicionários de palavras desconhecidas pelo aluno, socializar as produções de textos realizados em sala, através de leitura e concurso para indicar as três melhores produções, organizar a árvore de leitura, onde os alunos juntamente com a professora penduraram livros de literatura infantil recebidos do PNLD, onde todos os alunos da escola terão a oportunidade de apreciar a árvore e terem seus momentos de leitura, exposição dos trabalhos realizados no primeiro semestre no Dia da Família na Escola e da contação de história com a narrativa Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque. No final do projeto foi preparado a narrativa Gabriela e Teresinha de Ruth Rocha, realizada pelos alunos da turma.

















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CRONOGRAMA
1º Bimestre
Março e abril
Literatura infantil: Fábulas
Uso da S.T.E para apresentar vídeos com as fábulas.
Apresentação de Vários textos para o desenrolar do projeto.
2º Bimestre
Maio e Junho
Textos Narrativos: Contos e Clássicos Contemporâneos
Inicio da contação de histórias na S.T.E.
Histórias em Quadrinhos
Inicio das Leituras nas outras turmas
1º Leitura (As Meninas)
2º Leitura (Casa Sonolenta)
3º Bimestre
Agosto Setembro

Textos Narrativos: Lendas Parlendas, cantigas e Trava-Línguas.
Cantiga: A caminho de Viseu.
3º Leitura (Lenda da Mandioca)
4º Leitura (O Mistério das Três Velhas)
Dia da Família: Apresentação do texto Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque.
Árvore da Leitura (Para toda a escola).
4º Bimestre
Outubro e Novembro
Textos Jornalísticos: Notícias, Manchetes e classificados.
5º Leitura (A Menina que queria ser Bruxa)
6º Leitura (O Rei Bigodeira e sua banheira)
Dezembro
Encerramento do Projeto com a apresentação do texto: Gabriela e Teresinha de Ruth Rocha















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AVALIAÇÃO
Será realizada através das atividades orais e escrita. As orais serão observadas a ampliação do vocabulário, durante a participação das aulas. As escritas serão elaboradas em atividades diferenciadas e dirigidas, na forma de construir e produzir à escrita. Acontecerá observação da aprendizagem como um todo, em forma processual de assimilação, compreensão ou entendimento que levou o desenvolvimento da linguagem oral e escrita da criança durante a execução do referido projeto.


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REFERÊNCIAS

BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasilia: MEC, 1997.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. 10ª ed. 12ª impressão. São Paulo. Scipione, 2005.
SAVIANI, Demerval.Sobre a natureza e especificidade da educação. São Paulo: Cortez, 2007.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico – Crítica: primeiras aproximações. 7 ed. Campinas SP: Autores Associados, 2000.








ANEXOS



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