CENTRO
EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA IV
EU LEIO PARA
VOCÊ!
RIO BRILHANTE -
MS
2013
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA IV
EU
LEIO PARA VOCÊ!
Projeto desenvolvido
durante o ano de 2013 com os alunos do 4º “ A” da professora
Mara da Silva Rocha, com o apoio da Direção, Coordenação,
Professores Funcionários e alunos do C. E. M. C. E. IV.
RIO BRILHANTE – MS
Dezembro/2013
Dezembro/2013
Escola:
Centro Educacional Municipal Criança Esperança IV
Direção:
Simone Maturano
Coordenadoras
envolvidas:
Ivete Ioner
Sirlene
Padilha
Título do
Projeto:
Eu Leio para Você!
Professora
responsável: Mara da Silva Rocha
Ano
envolvido:
4º” A”
Período:
Matutino
SUMÁRIO
Objetivos.............................................................................................. 05
Justificativa............................................................................................ 06
Problemática..........................................................................................07
ReferenciaTeórico....................................................................................8 Metodologia........................................................................... .. .........10
Cronograma.........................................................................................11 Avaliação..............................................................................................12 Referências...........................................................................................13
Anexos.............................................................................................. 14
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Proporcionar a
turma, momentos de aprendizado de forma diferente e divertida,
mostrando que ler é algo que importante para vida toda. Com a
leitura surgem as descobertas e também a facilidade em interpretar o
mundo.
Objetivo
Específicos
- Despertar nos alunos a curiosidade em abrir um livro e fazer leitura de forma prazerosa;
- Possibilitar o acesso a diferentes tipos de gêneros textuais, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
- Tornar o momento e o espaço da leitura potencializadores de conhecimentos e magia;
- Trabalhar o significado de gênero textual;
- Promover o aprimoramento do vocabulário, proporcionando melhor desempenho da oralidade e da escrita;
- Proporcionar aos alunos, professores e demais profissionais da escola a oportunidade de ampliar seus horizontes pessoais e culturais, auxiliando nos momentos de atividades externas;
- Aguçar o prazer pela leitura aumentando o potencial cognitivo e criativo.
- Estimular o intercâmbio dessas leituras com pais, professores, colegas e outras pessoas de sua convivência.
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JUSTIFICATIVA
O Projeto de Leitura
Eu Leio para Você, será desenvolvido no Centro Educacional Criança
Esperança IV, localizado na rua Juviano Medeiros nº 426 Bairro
Olímpico.
Este, foi planejado
para ser trabalhado com os alunos do 4º ano “A” do período
matutino. Depois de realizar um diagnóstico e constatar a
dificuldade em interpretar e a resistência a leitura, surgiu a
ideia de realizar uma atividade diferenciada que envolvesse momentos
de leitura e interpretação.
Neste contexto de
dificuldade já definido, foi possível escolher o tema do projeto
“Eu Leio para Você” acreditando na importância deste trabalho,
o projeto será a oportunidade do aluno, vivenciar situações de
leitura em diferentes metodologias e compreender que a leitura é
extensão da escola na sua vida. A maior parte do que se deve
aprender na vida terá de ser conseguido através da leitura fora da
escola. “A leitura é uma herança maior que qualquer diploma”.
(CAGLIARI, 2005, p. 148)
Com
diversos tipos de leituras as crianças são capazes de interpretar,
criar, sonhar, imaginar e sair de determinadas situações frente aos
problemas do cotidiano. Será de suma importância os tipos de textos
conhecidos e os apresentados às crianças que servirão de base para
a leitura, assim entenderão melhor o valor social da escrita de
forma lúdica e espontânea possibilitando a aproximação dos demais
textos articulados com o código linguístico e de trabalho com a
estrutura textual.
O projeto inicia-se
com leituras de pequenos textos e passa por diversas fontes
literárias para que se consiga uma leitura de fruição e deleite,
podendo ser articulada através depoimentos, desenhos, atualidades,
contos de fadas, noticias jornalísticas, adivinhações, poesias,
músicas, anúncios, quadrinhos, romances e contações de histórias
dentre outros. Desta forma o aluno habituado a ler, terá mais
facilidade de observar os efeitos de sentido constituído na
interação a na ação realizada pelos usuários da linguagem e
realidade sociocultural.
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PROBLEMÁTICA
A realidade atual
da sociedade e desata geração, afasta cada vez mais nossos alunos
do hábito da leitura. A tecnologia, que vem tomando conta dos nossos
adolescente e consequentemente nossos alunos, tem dificultado o
trabalho do professor que é ensinar, pois os meios tecnológicos vem
sendo usado por nossos jovens de forma inadequada, associado a falta
de incentivo e acesso aos bons livros no meio familiar e ao pouco
interesse de nossos alunos; são fatores que contribuem e aumentam a
dificuldade para criar o hábito e o gosto pela leitura. Diante deste
contexto e uma avaliação diagnóstica da turma, foi detectado a
dificuldade de interpretar e ler, também observado a dificuldade de
ler um texto respeitando sinais de pontuação e acentuação. Com
esta realidade, foi necessário pensar em uma metodologia
diferenciada, assim surgiu a ideia de trabalhar com este projeto,
que terá como força o de propor um envolvimento maior dos alunos
ao mundo da leitura e da escrita. Pois com discussões sobre o
assunto e sobre os livros a serem lidos , contribuirá para amenizar
a falta de conhecimento, a escassez de vocabulário e a dificuldade
de expressão e interpretação.
.
HIPÓTESE
Com resultado do
diagnóstico, acreditamos que esse quadro possa ser revertido, caso
busquemos formas alternativas e dinâmicas de ensino, criando um
ambiente de aprendizagem voltado aos interesses, anseios e
necessidades dos alunos. Precisamos oportunizar ocasiões, através
de momentos de leitura, criação de textos, poesias, apresentações
textuais e contação de histórias, fazendo com que os alunos
participem ativamente e que tenham clareza de que quanto mais leem,
melhores leitores se tornarão.
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REFERENCIAL
TEÓRICO
Este projeto surge
como uma necessidade de se trabalhar com dinâmicas diversas e
inovadoras. Ele deverá transmitir uma ideia de que “ um projeto”,
consiste em apenas apresentar o material adequado e suas
especificidades, deve ir muito mais além, precisar motivar logo na
sua apresentação, para isso será explorado o tempo todo o recurso
oralidade. Enfatizando o tempo todo para a turma que todo trabalho e
toda dúvida deve ser discutido, debatido e interpretado. Por isso a
roda de conversa tem um parte forte em determinadas etapa do
projeto.
A roda de
conversa nesta etapa propõe uma dinâmica de autoconhecimento,
tornando assim a primeira etapa um momento enriquecido e agradável.
Dessa forma fica bem
definida a via pela qual as atividades serão realizadas. Os alunos
colocados em contato com os gêneros via modalidade oral.
Acreditamos que essa é a melhor forma para se desenvolver no aluno a
competência comunicativa (TRAVAGLIA, 2000:17) , oral do aluno que
proporciona um conhecimento teórico adequado e uma efetiva
participação social.
Para Cagliari (1994,
p. 25), "o objetivo fundamental da escola é desenvolver a
leitura para que o aluno se saia bem em todas as disciplinas, pois se
ele for um bom leitor, a escola cumpriu em grande parte a sua
tarefa". O autor define que a leitura deve ser a extensão da
escola na vida das pessoas para que elas sejam capazes de entender a
sociedade em que vivem e transformá-la num mundo melhor.
Nesta
visão do trabalho voltado também para a oralidade, surge então a
proposta da contação de histórias, esta dá vida ao planejamento,
faz com que o aluno se envolva e seja o seu próprio sujeito no
processo de aprendizagem. Este instrumento desperta o senso critico e
reflexivo dos alunos, pois um mesmo texto pode ser interpretado de
diferentes formas. Essa mediação de leitura torna-se ainda
envolvente quando o aluno, conta a história lida por ele de forma
simples e usando suas próprias palavras sem perder o foco que o
autor propôs no texto, e também consegue fazer relação do que leu
com sua experiência de vida.
Sempre se manifestando, além disso, despertar o lado lúdico e
teatral. A leitura bem trabalhada, motiva a sala de aula e a escola
a desafiar seus alunos diariamente. E também possibilita a
descoberta de leitores fluente e talentos para dramatização e
contação de histórias. O projeto norteia uma prática de leitura
com textos de diferentes gêneros textuais, verbais e
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não verbais, a
partir de diversos enfoques e estratégias de interpretação. Desta
forma, pretende contribuir para uma reflexão sobre as diversas
modalidades de leitura e os procedimentos que elas requerem do
leitor, buscando a extrapolação para a realidade mais ampla.
Segundo os PCN/LP,
Formar um leitor
competente supõe formar alguém que compreenda a que lê, que possa
aprender a ler também o que não está escrito, identificando
elementos implícitos; que estabeleça relações entre o texto que
lê e outros já lidos, que saiba que vários sentidos podem ser
atribuídos a um texto; que consiga justificar e validar a sua
leitura a partir da localização de elementos discursivos (p.54).
O ensino atua como
mediação, como intervenção pedagógica na relação ativa do
sujeito com os objetos de conhecimento, visando à formação e
desenvolvimento de ações mentais unidas e uma realidade concreta.
O caráter do “pedagógico” se define na dialética entre a
direção dada pelo professora à atividade de aprendizagem do aluno
e sua autoatividade de aprender. Para SAVIANI, a escola é
“ uma instituição
cujo o papel consiste na socialização do saber sistematizado. Ela
necessita organizar processos, descobrir for,as adequadas a essa
finalidade” (SAVIANI, 2000: p.89).
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METODOLOGIA
No primeiro momento,
será oportunizada uma conversa com a turma, para informar do
trabalho a ser realizado, dividindo com a turma o diagnóstico
realizado e a preocupação com este resultado, e que diante disso,
estaremos propondo o projeto de tema “Eu Leio para Você”. Com
este trabalho vocês alunos terão contato com diversos gêneros
textuais, e aprenderão identifica-los em qualquer lugar que
encontrar. Para que o trabalho torne significativo, os alunos terão
uma rotina de leitura, isto acontecerá todas as terças-feiras, nos
primeiro vinte minutos de aula. A escolha do livro era livre, ao
final terá um momento de socialização, momento livre, mas sempre o
professor terá a função de estimular a participação. Durante a
primeira semana os alunos receberão o compromisso de colaborar com a
professora organizando o cantinho da leitura na sala. Alguns livro
serão trabalhado com toda a turma, onde todas as atividades
estarão contextualizadas: leitura oral e coletiva, recontar os
textos ouvidos, interpretação oral e escrita, momentos de
manifestação de opiniões, sentimentos e ideias, respeitando as dos
colegas, produção de frases e textos, caças-palavras, cruzadinhas,
ditado recortado, auto ditado, ditado de palavras, frases ou
parágrafos de texto, ortografia retiradas do texto, história em
quadrinhos, dramatizações, pesquisas em dicionários de palavras
desconhecidas pelo aluno, socializar as produções de textos
realizados em sala, através de leitura e concurso para indicar as
três melhores produções, organizar a árvore de leitura, onde os
alunos juntamente com a professora penduraram livros de literatura
infantil recebidos do PNLD, onde todos os alunos da escola terão a
oportunidade de apreciar a árvore e terem seus momentos de leitura,
exposição dos trabalhos realizados no primeiro semestre no Dia da
Família na Escola e da contação de história com a narrativa
Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque. No final do projeto foi
preparado a narrativa Gabriela e Teresinha de Ruth Rocha, realizada
pelos alunos da turma.
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CRONOGRAMA
1º
Bimestre
Março
e abril
|
Literatura
infantil: Fábulas
Uso
da S.T.E para apresentar vídeos com as fábulas.
Apresentação
de Vários textos para o desenrolar do projeto.
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2º
Bimestre
Maio
e Junho
|
Textos
Narrativos: Contos e Clássicos Contemporâneos
Inicio
da contação de histórias na S.T.E.
Histórias
em Quadrinhos
Inicio
das Leituras nas outras turmas
1º
Leitura (As Meninas)
2º
Leitura (Casa Sonolenta)
|
3º
Bimestre
Agosto
Setembro
|
Textos
Narrativos: Lendas Parlendas, cantigas e Trava-Línguas.
Cantiga:
A caminho de Viseu.
3º
Leitura (Lenda da Mandioca)
4º
Leitura (O Mistério das Três Velhas)
Dia
da Família: Apresentação do texto Chapeuzinho Amarelo de Chico
Buarque.
Árvore
da Leitura (Para toda a escola).
|
4º
Bimestre
Outubro
e Novembro
|
Textos
Jornalísticos: Notícias, Manchetes e classificados.
5º
Leitura (A Menina que queria ser Bruxa)
6º
Leitura (O Rei Bigodeira e sua banheira)
|
Dezembro
|
Encerramento
do Projeto com a apresentação do texto: Gabriela e Teresinha de
Ruth Rocha
|
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AVALIAÇÃO
Será realizada
através das atividades orais e escrita. As orais serão observadas a
ampliação do vocabulário, durante a participação das aulas. As
escritas serão elaboradas em atividades diferenciadas e dirigidas,
na forma de construir e produzir à escrita. Acontecerá observação
da aprendizagem como um todo, em forma processual de assimilação,
compreensão ou entendimento que levou o desenvolvimento da linguagem
oral e escrita da criança durante a execução do referido projeto.
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REFERÊNCIAS
BRASIL. PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS:
Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental -
Brasilia: MEC, 1997.
CAGLIARI, Luiz
Carlos. Alfabetização
e Lingüística.
10ª ed. 12ª impressão. São Paulo. Scipione, 2005.
SAVIANI,
Demerval.Sobre
a natureza e especificidade da educação.
São Paulo: Cortez, 2007.
SAVIANI,
Demerval.
Pedagogia Histórico – Crítica: primeiras aproximações. 7
ed.
Campinas
SP: Autores Associados, 2000.
ANEXOS
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