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CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
ADAILSON
BATISTA DOS SANTOS
A
MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO:
O
ENSINO DE ARTE NO PRIMEIRO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dourados
2012
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CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
ADAILSON
BATISTA DOS SANTOS
A
MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO ARTISTICO:
O
ENSINO DE ARTE NO PRIMEIRO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Monografia
apresentada ao Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação para obtenção do
título de licenciado em Artes Visuais.
Orientação: Prof.ª Ma. Maria Cristina Ruiz Benito
Dourados
2012
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FOLHA DE
APROVAÇÃO
DEDICATÓRIA
Dedico
este trabalho a meu pai João Batista,
a minha mãe Zenir, pelo apoio sempre
constante em minha vida universitária. A
Pastora Vilma Vidal, por sempre me
apoiar nos estudo, tendo grande influência em minha decisão de cursar uma
faculdade, optando pelo curso de Artes Visuais!
AGRADECIMENTOS
Primeiramente
agradeço a Deus, pois sei que ele sempre esteve me abençoando e me dando ânimo
para que eu concluísse essa caminhada. Nos momentos de dificuldades sempre
busquei o auxilio e amparo de Deus, sabendo que Ele esteve sempre ao meu lado,
me direcionando no que fazer nos momentos difíceis.
A minha orientadora,
professora e mestra Maria Cristina, pelo apoio e dedicação em me orientar
durante o processo de desenvolvimento do trabalho, por ter entendido e
compreendido as minhas dificuldades e me ajudado a encontrar a solução para as
mesmas.
Agradeço aos meus
amigos, que sempre caminharam junto comigo, sempre me confortando nos momentos
de apuros e insegurança, pelos risos e alegrias, pelos momentos de
confraternização que passamos juntos, momentos valiosos que me fizeram perceber
a importância desses amigos, antes, durante, e depois do curso.
Agradeço a todos os
professores que, de uma forma ou outra, contribuíram para minha chegada ao
final deste curso.
Enfim agradeço a todos que
oraram por mim, pelo meu sucesso neste curso. Aqueles que me alegraram e que me
fizeram rir. Aqueles que nas horas difíceis puderam compreender a minhas lutas,
e me ajudaram a vencer as mesmas.
Agradeço
a todos!
OBRIGADO!
“A música
passa uma mensagem e revela a forma de vida mais nobre, a qual, a humanidade
almeja, ela demonstra emoção, não ocorrendo apenas no inconsciente, mas toma
conta das pessoas, envolvendo-as trazendo lucidez à consciência”.
Faria (2001, p. 4).
A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO:
O ENSINO DE ARTE NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
RESUMO:
O
presente trabalho refere-se a apresentação de uma pesquisa, que teve por
objetivo abordar a musica como processo de desenvolvimento estético e artístico
de crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Como trabalho de conclusão
de curso, a presente pesquisa enfatiza a música nas aulas de arte como proposta
de análise e reflexão sobre a possibilidade de desenvolver nas crianças
habilidades motoras, perceptivas, sensíveis, expressivas, de equilíbrio e,
principalmente, criativas. Como proposta de ação, a utilização das ideias
artísticas de Kandinsky, artista plástico que utilizou a música como matéria
prima para a realização de suas obras, cuja temática lhe proporcionou um vasto
caminho de possibilidades de criação. Considerando que o ensino de música é
obrigatório nas escolas, conforme destaca a Lei 11.679 de 18 de agosto de 2008,
é que se buscou nesta pesquisa envolver uma ação docente artística em uma
escola municipal na cidade de Rio Brilhante, MS, em forma de projeto. Como
diálogo teórico para o desenvolvimento da presente pesquisa, contou-se com
estudos de Faria (2001), Queiroz (2000), Stefani (2004), Brito (2001) dentre
outros, relacionado ao ensino artístico da música e sobre o ensino de arte, contou
com estudos de Barbosa (1991-2002). Como resultado final percebeu-se que a música
é importante como processo de aprendizagem artística, devendo se tornar um ato
prazeroso para alunos e professores e, por esse motivo, deve se fazer presente
nas escolas e, essencialmente, na educação das crianças.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de arte. Ludicidade. Música.
Habilidades criativas
MUSIC AND ARTISTIC
DEVELOPMENT: THE ART
OF TEACHING IN
THE FIRST YEAR OF ELEMENTARY EDUCATION
ABSTRACT:
The present work refers to the presentation of a study that aimed to address the development process music as aesthetic and artistic children's first year of teaching work fundamental. As course conclusion, the present study emphasizes the music classes art as proposed analysis and reflection on the possibility of developing motor skills in children, perceptive, sensitive, expressive, balance, and especially creative. As proposed action, the use of artistic ideas of Kandinsky, an artist who used music as raw material for the realization of his works, which gave him a broad thematic path of creative possibilities. Whereas the teaching of music in schools is mandatory, as highlighted by the Law 11.679 of August 18, 2008, which is sought in this research involve a lawsuit teaching art in a public school in the city of Rio Brilhante, MS, in the form of project. As theoretical dialogue for the development of this research relied on studies Faria (2001), Queiroz (2000), Stefani (2004), Brito (2001) among others, related to music and arts education on arts education, featured Barbosa studies (1991-2002). As a final result it was realized that music is as important artistic learning process and should become a pleasurable act for students and teachers and, therefore, must be present in schools and ultimately in the education of children.
KEYWORDS: Teaching art. Playfulness. Music. Creative skills
LISTA
DE FIGURAS
Figura
1: Crianças
pintando a música.....................................................................................05
Figura
2: Aluna do 1° ano no processo de criação.................................................................12
Figura
3: Integrantes
da Orquestra Municipal, executando músicas.....................................17
Figura
4: Conversa sobre os instrumentos .......................................................................
Figura
5: Crianças
ouvindo músicas e apreciando
instrumentos musicais ..................
Figura
6: Execução
musical .............................................................................................
Figura
7: Processo de
criação ...........................................................................................
Figura
8: Movimento e
expressão....................................................................................
Figura
9: Kandinsky,
Composition 8 .............................................................................
Figura
10: Movimento
............................................................................
Figura
11: Fazer
artístico...................................................................................................
Figura
12:
Fazer artístico....................................................................................................
Figura
13: Apreciação
e reflexão .....................................................................................
Figura
14: Apreciação,
reflexão ......................................................................................
Figura
15: Ao
ritmo, o criar ............................................................................................
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO......................................................................................................
2
ARTE
NA EDUCAÇÃO: O ENSINO DE ARTE NO BRASIL..............................
3
A
MÚSICA E O ENSINO DE ARTES VISUAIS ......................
3.1
Música
na escola e nas aulas de arte..............................................................
3.2 A Obrigatoriedade da Lei: a música no ensino de arte..................................
4 A
AÇÃO DOCENTE ARTÍSTICA COM MÚSICA: O PROJETO “OUVIR E CRIAR”
5
A MÚSICA: IMPORTANTE LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO ARTISTICO DA
CRIANÇA..........
CONSIDERAÇÕES....................................................................................................
REFERÊNCIAS..........................................................................................................
APÊNDICE..................................................................................................................
APENDICE
A: Projeto “Ouvir e Criar”.............................................................
ANEXOS.......................................................................................................................
1
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve por finalidade
observar, registrar e analisar se a linguagem da música contribui para o
desenvolvimento de habilidades artísticas de crianças do primeiro ano do ensino
fundamental de uma escola municipal da cidade de Rio Brilhante, MS. Esta
pesquisa aborda a musica e sua contribuição para o desenvolvimento do conhecimento
e da aprendizagem artística e foi realizada fundamentada em teóricos que apoiam
e apontam a música como necessária na aprendizagem da criança. Assim, abordou
questões como: o Ensino de arte educação, a história da musica, a música na
escola, nas aulas de arte e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento
artístico infantil. Isto, considerando a Lei 11.679, sancionada desde 18 de
agosto de 2008, que expressa a obrigatoriedade do ensino da música, mas não
exclusivo do ensino de arte.
A
música, dentro do conhecimento humano, é uma das formas de linguagens mais
antigas e age sensivelmente desde cedo, em qualquer ser humano, por isso, a sua
importância na vida das pessoas. Os gregos utilizavam a música como um instrumento
fundamental e uma disciplina primordial, pois afirmavam que a música colaborava
para o desenvolvimento, equilíbrio da personalidade da criança e também do
adolescente. A música, para eles, era vista como mediadora no processo do
desenvolvimento da criança e desenvolvia seus pensamentos criativos, imaginários
e até noções de formas.
Dessa
forma, Queiroz (2000) afirma que “[...] por meio de sua obra, a música compõe o
homem, o homem compõe a musica”. É sabido, por meio de estudos sobre a
temática, que a música auxilia no bem
estar do ser humano e todos ouvem música,
independente da faixa etária, condição social, cultural e religiosa, pois ela
transmite mensagens no inconsciente que e atuam em todo o corpo do individuo, por isso
que ela compõe o homem, conforme destaca o autor..
Na escola, o ensino musical não deve estar
focado somente em sua propriedade sonora, ele deve perpassar e interagir pelas
diversas formas culturais e cabe ao professor o papel de criar maneiras e
estratégias de trabalhar a música em sala de aula, de modo a promover a
aprendizagens da criança. Para Gainza
(1982, p.36) “[...] a música é um elemento de fundamental importância, pois
movimenta, mobiliza e por isso contribui para a transformação e o
desenvolvimento”. Para ela, a música
leva o indivíduo a atuar e, isso, pode se tornar uma importante ferramenta no
trabalho docente artístico com a linguagem da musica.
Para Stefani
(1987), a música afeta as emoções, as pessoas vivem imersas em um mar de sons,
pois em qualquer lugar se ouve e se respira música. Pode-se, entao, observar
nestas falas que a música movimenta, contribui para a transformação do
sujeito, age no individuo, em suas emoções, toca o espírito e na sensibilidade,
e assim, contribui para a aprendizagem musical e artística, se tornando de
fundamental importância para o indivíduo.
Assim, é
que este trabalho monográfico procurou enfocar o papel que a música deve
desempenhar no contexto escolar, nas aulas de arte e, inclusive no fazer
artístico. Para isso foi realizado um projeto de trabalho, denominado “Ouvir e
Criar”em que as atividades realizadas com crianças do primeiro ano do ensino
fundamental foram pensadas por meio da relação artes visuais e música,
enfatizando as obras de Kandinsky, que utilizou a música como processo para
criar suas obras. O período de realização foi de março a outubro de 2012 e a
ação docente realizada no dia................., com o intuito de se fazer a análise
sobre a importância da música no desenvolvimento de habilidades criadoras das
crianças desta faixa etária. Este projeto, como parte da pesquisa de campo
realizada foi desenvolvido na Escola Municipal Criança Esperança I, na cidade
de Rio Brilhante, MS e contou com atividades especificas de artes visuais
mediadas pela música.
Diante do
exposto, o trabalho ora apresentado se encontra dividido em quatro seções: a
primeira seção, a introdução, apresenta-se a temática por meio do olhar
artístico e musical que a mesma sugere. A apresentação do trabalho de maneira
geral e destacada nesta seção. A segunda seção, Arte
na Educação: o ensino de arte no Brasil, destaca-se a
história do ensino de arte, citando a música como eixo central e as tendências
que permearam esse ensino durante sua trajetória na educação brasileira. A
terceira seção, A música e o ensino de
artes visuais, trata das questões que envolvem a relação música e artes
visuais por meio da obrigatoriedade legal,
bem como dos aspectos que envolvem o fazer artístico mediado pelas duas
linguagens. Finalmente, a quarta seção,
2 ARTE
NA EDUCAÇÃO: O ENSINO DE ARTE NO BRASIL
Esta seção destaca o ensino de
arte por meio da historia pedagógica que permeia a trajetória do mesmo na
educação brasileira. Apresenta a historia desse ensino por meio de tópicos
específicos para a relação com a música no contexto das aulas de arte.
Nesse sentido, a arte em educação
no Brasil passou por inúmeras transformações ao longo de sua história e, em
cada período, seguindo um tipo e ou modelo de prática pedagógica. Trajetória,
esta, destacada no documento Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs, arte, que
enfatiza os aspectos ligados a heranças culturais de povos que colonizaram o
Brasil. Esta história, de acordo com Mariz (1999), inicia-se por volta de 1549,
tendo como influência os ensinamentos dos Jesuítas que, vindos da Europa,
cultivavam o barroco, se mesclando ao Brasil e surgindo o Barroco brasileiro.
Os Jesuítas utilizavam em suas catequeses, o teatro, a música, a dança
e o canto gregoriano, como formas de manifestar suas artes, modos estes que
constituíram as primeiras práticas de ensino de arte, fundamentado no ensino
religioso. Nesse período, a arte pode ser trabalhada nas igrejas, nas
instituições religiosas e, inclusive nas ruas e nos ateliês de muitos artesões.
Esses aspectos foram muito colaborativos e produtivos para a formação de uma
arte brasileira.
Em 1816, é fundada a Academia
Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro, com a chegada de diversos artistas franceses
que trouxeram para o Brasil a arte como proposta neoclássica incorporada, tardiamente
em 1816, por decreto instituído por D. João VI. Nesse período, a arte era
produzida de maneira puramente técnica e elitista, apoiando-se na cópia de
modelos que seguiam os padrões da arte europeia. (SANTA CATARINA, 1998)
Nesta perspectiva, Brandão (2006)
afirma que no início do século XIX, a arte nos Estados Unidos era baseada em
princípios filosóficos comuns, em que os destinados a arte eram o jovens de
classe alta, puramente instruídos para o bom comportamento refinado e da elite.
Neste período a arte era ensinada com o propósito de utilidade e de profissão,
isso resultado a partir do crescimento e desenvolvimento econômico conseguido
com a abolição da escravatura neste período, e destacando o desenho geométrico
e a perspectiva. Nessa época a arte não era vista somente como forma
“utilitária”, mas como preparação para o trabalho, formação do sujeito, valendo
as normas regidas pelas sociedades, impostas ao individuo. (BRANDÃO, 2006, p.74).
No século XX, de acordo com o
mesmo autor, ocorreram inúmeras transformações na educação e desta feita no
ensino de arte, nas instituições de ensino que se baseava nos modos de ensino
de arte americano, o qual possibilitava a criança total liberdade de expressão.
Mas, com a semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil, há nas artes novas influências,
fauvistas e expressionistas, refletindo em novos olhares da arte, valorizando
nas artes e no ensino de arte, a livre expressão dos alunos. A referida Semana
de Arte Moderna foi um movimento impactante, responsável por uma nova
metodologia de arte na educação.
Após essas inovações nas áreas
das artes com a semana de 1922, surge em 1930 o movimento da Escola Nova, o
qual pregava uma nova forma de arte em sala de aula e, cujo foco, estava
centrado no aluno e não na figura do professor. Os PCNs destacam que “[...] a
inclusão da arte na escola primária foi discutida de forma acirrada, não como
disciplina a ser ensinada, mas apenas como forma de expressão” [1].
Ou seja, desta forma a criança e o adolescente eram estimulados a se
expressarem livremente. Na escola nova,
a música tem como princípio a valorização do sujeito e sua liberdade de
expressão, e seu ensino centrado no aluno, sendo considerada “[...] a arte para
liberar o emocional, desenvolver a criatividade e solucionar problemas”. (BRASIL,
2008 p.171).
A arte na educação
ainda passa por inúmeros processos de adaptação e modificações a respeito do
seu ensino. Passados alguns anos, surge a arte contemporânea, propiciando um
novo olhar a seu respeito, uma nova forma de fazer arte. Barbosa (2008) faz
abordagem de uma nova maneira de fazer arte, novos olhares a respeito da mesma.
Esta nova arte, de acordo com a autora, deve ser uma linguagem aguçada, deve
despertar os sentidos do aluno e valorizar a imagem, como fonte importante e
enriquecedora para aprendizagem do aluno e valorizar o mesmo de acordo com a realidade
a qual pertence.
Para Barbosa (1991),
a arte deve ser para a criança fonte de estímulos, de alegrias e de emoções de
modo que esta venha contribuir para a lógica dos pensamentos e sentimentos da
criança, contribuindo para o desenvolvimento de seu senso criativo. A autora
afirma, ainda, que a arte é fundamental na educação, porém o que temos visto
nas escolas é que o seu uso se reduz a enfeitar as mesma em épocas
comemorativas, longe disso a arte visa
contribuir para a construção do ser humanos e sua potencialidade, pois:
Arte não é apenas básica, mais fundamental na
educação de um país que se desenvolve. Arte não é enfeite, arte é cognição, é
profissão e é uma forma diferente da palavra interpretar o mundo, a realidade o
imaginário e é conteúdo. Como conteúdo, arte representa o melhor trabalho do
ser humano. (BARBOSA, 1991, p. 4).
Destaca a
autora que a arte é de extrema importância para o individuo desde a mais tenra
idade e o ensino de arte deve valorizar o ler, o aprender, o conhecer e o
apreciar e ver as obras de arte de uma
forma especial, como contribuição para o direcionamento e explicação de certos contextos as quais estão inseridas, as culturas
diversas. O professor, como mediador, se torna uma das fontes primordiais em
sala de aula para esse processo do novo “ver” a arte, de o novo fazer arte. O
professor precisa ser o instigador para o despertar do pensamento imaginativo
da criança, resgatando a criação, permitindo que a mesma se expresse
livremente, sem “amarras” estereotipadas, determinadas muitas vezes sem
fundamento cognitivo algum. Deve ainda despertar e trazer a lucidez a
curiosidade e também o interesse de maneira que as aulas de arte se tornem um
momento prazeroso e enriquecedor, que proporcione as dimensões do saber.
2.1 A
música e o ensino de artes visuais
A música acompanha a história da
humanidade, presente em todos os contextos culturais. É uma disciplina
histórica, presente na arte e na evolução cultural dos povos. Ao falarmos de música,
poderíamos falar de um mundo enorme de conhecimento, que se iniciou desde o princípio
da terra.[2]
A música, em sua complexidade e simplicidade, exprime a importância e
significado do ser na terra, interagindo
com o homem desde seu principio de vida.
A música é um campo muito amplo que, estando em qualquer lugar, podemos ouvi-la,
mas escutar somente não basta, é preciso compreender o que ouvimos, pois “[...]
escutar é dar atenção ao que ouve” (QUEIROZ, 2000, p. 29). Para Moraes (1986
p.07):
Tudo pode ser música; o movimento mudo das
constelações em contínua expansão, a escola que passa sambando, um jogo, o
pulsar cadenciado do coração seu ou alheio, um rito, um grito, o canto coletivo
que dá mais força ao trabalho. E mais; uma confissão sincera ou não, uma
viagem, uma aventura; o lazer e o fazer. E ainda conversas, o estar atento
àquele que domina o seu instrumento, o misturar-se às ondas do mar ou à
multidão reunida na praça, o tentar compreender uma construção, o imaginar num átimo
a agitação dos átomos.
Nota-se, nesta fala, que
música é movimento. Então, nas artes podemos ver e sentir esses movimentos no
momento de preparar a tinta, por exemplo, no passar o pincel sobre a tela ou no
desenhar e rabiscar, no sentir as cores e suas possíveis sensações e nas
manifestações do olhar sobre a base da pintura. Música é som e, este, percebido
pelo homem pode estar em constante mudança, em contínua transformação. Estes
sons transmitem mensagens e, estas, são absorvidas pelo homem por ser um ser
sensível transmitindo mensagens e a todo o momento convivemos com essas
mensagens, sem nos dar conta disso.
De acordo com Faria (2001,
p. 04), a música “[...] passa uma mensagem e revela a forma de vida mais nobre,
a qual, a humanidade almeja, ela demonstra emoção, não ocorrendo apenas no
inconsciente, mas toma conta das pessoas, envolvendo-as, trazendo lucidez à
consciência”. Como
vemos e percebemos, somos receptores das mensagens contidas na música e isso afeta o nosso
emocional, desperta a nossa sensibilidade e nossos sentimentos, age no nosso
inconsciente e nos revela uma forma melhor de ver as coisas que nos cerca.
Nesta perspectiva, a música transcorre no tempo, age e influencia na
cultura, no social e, muitas vezes, no modo de vida do homem. Para Faria (2001, p. 40), "[...] A música
transcorre no tempo, ela é a arte do tempo”, ou seja, em cada época ela deixa
sua própria característica. A música presente na nossa vida desde o ventre das
nossas mães, ouvindo as cantigas de ninar, no som da natureza e dos
instrumentos, mostra que ela nos auxilia no desenvolvimento da linguagem e
também no sistema cultural, como vimos,
e de acordo com sua época, pois segundo Ferreira (2001, p.93), “[...] A música é uma arte eminentemente social, portanto,
vinculada a sua época e ao seu
lugar, suscetível às variações da sociedade [...]”. Convergindo com Jeandot (1990, p.15):
[...] a música é uma linguagem universal, mas com
muitos dialetos, que variam de cultura para cultura, envolvendo a maneira de
tocar, de cantar, organizar os sons e de definir as notas básicas e seus
intervalos, por isso permite que os sentimentos e pensamentos mais ocultos e
profundos sejam exprimidos, oportunizando um sentimento de liberdade, necessário
ao processo de escolarização.
Assim, hoje em dia, muito se ouve falar da música, mas nem tudo é
compreendido e aceito por todos como
sendo música, pois cada uma tem uma ideia estipulada e determinada sobre o assunto. A música, cada vez mais presente
na sociedade, revela sua grande importância na contribuição da aprendizagem em
todos os aspectos que a permeiam, já que:
Não podemos esquecer
que a música é além da arte de combinar os sons, uma maneira de exprimir-se e
interagir com o outro, e assim a devemos compreendê-la [...]. Ao usarmos a
música, podemos estar cientes que de uma maneira prática a criança estará
aguçando a aprendizagem, a compreensão, a interpretação e a fixação dos novos
conceitos de uma maneira lúdica e criativa. (LOUREIRO, 2003, p. 119).
Então, percebemos que a
música não é somente uma mera exposição de sons e palavras, vai além da arte de
combinar os sons, ela interage com o individuo e, de forma lúdica, revela a
compreensão, a aprendizagem e as maneiras finitas de criatividade. A música proporciona o bem estar do individuo,
e age no intelecto do mesmo desenvolvendo a capacidade auditiva, as faculdade
motoras, gesticular e a atenção, fazendo com que o individuo possa interagir
com seu meio de uma maneira saudável.
3.1 A MÚSICA
NA ESCOLA E NAS AULAS DE ARTE
As pessoas em geral tem grande e forte ligação com
o mundo sonoro. Ou seja, em cada cultura
que existe notamos a presença da musica com formas e características de determinadas. Á grandes especulações a seu respeito no
contexto escolar , muitos a veem com bons olhos, mas muitos ainda não concordam
com a lei da obrigatoriedade da musica. Porem estudos afirma que a musica pode
propiciar o desenvolvimento cerebral e que pode transformar muitas sociedades,
tornando o individuo mais criativo, alegre, com mais sensibilidade e
emotividade e acima disso, tem poder tornar seres humanos mais culturais.
Todos os seres humanos ouvem musica, que propicia
inúmeras sensações no ser humano, representa uma importante fonte de estímulos,
e transmite alegria, felicidade, tanto para gente grande como gente pequena,
pois a criança desde cedo vivencia com a musica ouvindo por exemplo, as cantigas de ninar da mãe, os
sons produzidos por objetos sonoros que de uma maneira especial age no sensível da criança. Ao falar em
sensibilidade que é referida a percepção aquilo que percebemos a respeito de
alguma coisa. A música pode proporcionar
essa sensibilidade e aguçá-la, isso muito importante nas aulas de arte, podendo
se tornar um grande instrumento de trabalho para o professor, que é o responsável,
por fazer desse meio algo proveitoso
para suas aulas. A musica deve ser bem colocada e posicionada no contexto escolar de modo que a criança seja
sensibilizada para o mundo dos sons, afinal todo instante a musica esta
presente em nosso meio , pois segundo Faria (2001, p. 24):
[...] a
música como sempre esteve presente na vida dos seres humanos, ela também sempre
está presente na escola para dar vida ao ambiente escolar e favorecer a
socialização dos alunos, além de despertar neles o senso de criação e
recreação.
Então porque não usufruir a musica a favor das
aulas de arte, de modo a desenvolver as habilidades criativas da criança.
Antes
preciso sensibilizar é claro como afirma Gainza, colocando que a musica movimenta e mobiliza o
ser humano contribuindo para o
desenvolvimento . Esses são aspectos positivos que a musica
tende a proporcionar no individuo porem “a música não substitui o restante da
educação, ela tem como função atingir o ser humano em sua totalidade”. A musica pode, então, ser um importante
elemento para o ensino e aprendizagem nas aulas de arte, pois ela atinge o ser
humano em todas as suas potencialidades, ela abrange a motricidade e a
sensorialidade por meio do ritmo e do
som, e por meio da melodia, atinge a afetividade. (STEFANI 1987 ),
pois “a música afeta as emoções, [...]
as pessoas vivem mergulhadas em um oceano de sons”.
É notável que a música esta presente no contexto escolar, porem a
maioria dos casos, usufruem a musica somente como meio de animação. A musica
não deve ser utilizado somente com essa função, mas deve despertar na
criança, através de sua vivencia com a
musica, as grandes dimensões estéticas,
as sensações sonoras e visuais, inclusive as plásticas, e gestuais, ou seja desenvolver na criança o
seu senso crítico e humano em relação ao mundo que atuam suas experiências.
A prática da educação musical e artística deve proporcionar o despertar
da fantasia os valores, tantos sentimentais quanto emocionais, nas habilidades
cognitivas, das descobertas com suas atitudes e vivencias a auto reflexão e
alem de tudo da criação, relacionando o sentir (quando através da vivencia, a
criança absorve o conteúdo); o pensar e refletir sobre o absorvido; e por fim o
fazer, no caso artístico, possibilitando a comunicação daquilo que estava
interiorizado pela criança. Então nota-se que a musica deve proporcionar o
desenvolvimento intelectual da criança, pois é notável que ele não aconteça por
si só, já que é fruto da relação do homem com o seu contexto Ouvimos , apreciamos
e gostamos de musica desde a barriga da
mãe, quando a criança interage com a
musica, mostrando que desde cedo vivenciamos ela, e segundo Faria (2001), define que “ a música é um importante fator na
aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, a qual muitas vezes
é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como ‘cantiga de ninar”.
Na aprendizagem a música é muito importante, pois o
aluno convive com ela desde muito pequeno. Faria afirma que musica sempre
esteve presente na vida dos seres e humanos e que na escola ela também deve
estar inserida, pois segundo ele a musica pode trazer vida ao ambiente escolar,
a socialização. Nesse vinculo com a musica cabe ao professor a responsabilidade
de promover situações de aprendizagens de modo que as crianças não
interajam somente com a sonoridade do
seu ambiente , mas que haja um
intercambio de diversas possibilidades musicais. As dificuldades poderão surgir e diante disso o professor deve partir do que
as crianças já sabem dentro das possibilidades delas e de seu trabalho.
A música
esta em constante desenvolvimento, tendo estilos para todos os gostos. Desta
forma ela deve promover o bem estar de quem a escuta. Porem o ouvir, o escutar
a musica, deve acontecer de modo ativo e refletido, pois não basta ouvir por
ouvir, escutar por escutar, isso será uma atividade inútil e inaproveitada
desse tão rico instrumento. Ela deve proporcionar novas descobertas e maneiras
de expressão e que fascine o individuo que a escuta, pois segundo ( Marins, 185, p.15),
A ideia de
que a musica é um arte em constante
desenvolvimento deve ser trabalhada com o aluno, para que possa ter um
vislumbre do fascínio que essa descoberta pode proporcionar [...]
Quando ao tratar dos instrumentos de percepção nos
referimos, aos meios de interpretação, pois quando o individuo esta sempre a
beira interpretação, ele decodifica a mensagem e aprende o contexto referido.
Para que a musica seja eficiente no processo ensino aprendizagem se faz
necessário à educação sensorial da criança, dessa forma a poderá aprender a
gostar de determinados sons reproduzindo-os, e criando novas formas com sua
imaginação. Seguindo esse processo a adequada musica proporcionara saudáveis
pensamentos, sentimentos e também ações. Sendo assim a musica traz o individuo
para o mundo emotivo e imagético, o individuo passa a criar situações em sua
mente de acordo com o que é transmitido na mensagem sonora.
Na escola o ensino de musica não deve visar à
formação de músicos, mas deve ser um material
de apoio para o professor. Na escola ela deve contribuir para o bom desenvolvimento das crianças e todas as suas faculdades mentais e
corporais.
.
Em todos os
lugares podemos sentir e ouvir musicas e muitas vezes não nos damos conta disso,
não percebemos esse fenômeno.
No contexto
escolar não é diferente, a musica esta presente na escola e pode-se citar inúmeras ações em que a musica
esta relacionada nesse contexto como por exemplo: nas festas juninas, nas cantigas folclóricas e populares, nas
apresentações de festividades , e em diversas outras possibilidades e ações do
contexto escolar. Com a lei 11.679 em vigor desde 2008 colocando a musica, como obrigatoriedade nas escolas e no currículo do aluno como conteúdo, a musica deve estar presente na escola como
meio de pratica para a colaboração do desenvolvimento da criança, estimulando
as habilidades motoras, o trabalho em equipe, a concentração, á criatividade, a
percepção visual e sonora, e inclusive instigar
a sensibilidade da criança e estimular novas formas de fazer, ler e ver a arte.
A importância da musica é notado desde 1500 quando
os padres Jesuítas a utilizavam como uma ferramenta fundamental na educação nas
catequeses. Nota-se que a musica é utilizada na educação desde muito tempo e
que ela pode ser uma fonte enriquecedora dentro das salas de aula,
oportunizando de forma significativa na aprendizagem e no caso contribuir para
fazê-lo artístico.
Na escola o conteúdo musical deve transmitir o
conhecimento, já que a musica é uma linguagem de arte que pode ser
importantíssima para educá-lo. Segundo Queiroz ( 2000, p. 80),
[...] Desde muito o conteúdo começou a perder
terreno para a linguagem [...] em algum
ponto se perdeu a interação entre conteúdo humano e linguagem artística” e concluindo a fala dizendo que [...] “ o conteúdo musical necessita de um
padrão de ordem devendo ser aplicado também na interioridade humana, para que
se reencontre a possibilidade de estimular a melhoria do ser humano.
A escola traz o devida responsabilidade de dar
direito a todos sem exceção ao
conhecimento e explorar qualquer conteúdo que seja pertinente a formação do individuo atuante em uma
determinada sociedade, lembrando cada individuo sofre influencia em relação a
cultura ao qual esta inserido, pois
segundo Ferreira 2001, p.81) [...] nossa necessidade de expressão nata funde-se
ao ambiente ao qual estamos imersos
formando e desenvolvendo nossa visão de mundo”.
A
musica na escola deve resgatar a cultura valorizando o conhecimento e também o
aprendizado adquirido pelo individuo ao
longo de sua vida. O apenas ouvir musica
e conhecer ou apreciar um instrumento podem ser fatores relevantes para a
obtenção de um novo saber na escola. A musica deve trazer a identidade
cultural, a valorização de forma progressiva pois segundo Pcns ( BRASIL, 1998,
p.64) “ não se pode imaginar uma escola que mantenha propostas educativas em
que o universo cultural do aluno fique fora da sala de aula”.
A escola
deve desempenhar um papel social,
daquilo que representa para o individuo para que aja interação entre o
professor, o conteúdo e o aluno, de modo que ele possa assim incorporar a
mensagem contida no repertorio musical.
A
escola é um local de grande diversidade
cultural, nela encontram personagens que carregam consigo os conhecimentos
prévios, em relação a convivência com
seu meio. A musica pode estar revelando,
resgatando e interagindo essas culturas entre os grupos,
propiciando o respeito a diversidade.
Ferreira afirma que " [...] o
ensino de musica deve oferecer ao
individuo diversas experimentações e manifestações musicais de diferentes
culturas, diferentes repertórios", ou seja a musica deve se tornar uma
mediadora, auxiliando as praticas pedagógicas, de modo a contribuir para o
conhecimento e desenvolvimento do individuo. Então a musica pode e deve ser utilizada
na educação e inclusive no ensino de arte, pelo fato do seu rico repertorio e
ação na vida do homem.
Nos PCNs ( Parâmetros Curriculares Nacionais), temos as Artes
Visuais, o Teatro, a Dança, e também a musica, colocando-as como linguagens
colaboradoras para a formação do sujeito tanto artística como estética, alem de contribuir para a
participação na sociedade. Os parâmetros não tem a função de criar normas às
ações nas escolas, e sim apresentam sugestões delimitando a ação docente no
contexto escolar. A lei de Diretrizes e Base da Educação age com função
normativa desde sua aprovação em 1996 e vem sendo alterada durante esses anos,
essa diretrizes age com função normativa
e trata a musica especificamente desde o
ano de 2008, a lei 11.679.
3.2 A
OBRIGATORIEDADE DA LEI
O ensino de música pela LDB Nº 4.024/61 que
substitui o canto orfeônico [3]
da década de 1930 institui o ensino musical nas instituições de ensino. Essa
lei vigorou por muito tempo, mas após alguns anos depois houve uma reforma educacional,
onde a Lei acima citada é substituída pela Lei n° 5692/71,
tornando o ensino musical em Educação Artística e suas quatros linguagens, as
Artes Visuais, a dança, o teatro e a musica como sendo atividades primordiais a
serem trabalhadas em arte para o bom desenvolvimento do aluno. No ano de 1996
acontece mais uma reforma educacional com a Lei n° 9394, que mantém a proposta do ensino da “Educação
Artística”, mas havendo um mudança no
termo, em que a disciplina passa a ser
chamada de Artes. Muitas foram às adaptações e readaptações para este ensino.
No sistema da educação existem muitas leis as quais
os educadores devem ter o conhecimento para uma melhor qualidade de ensino,
cujos objetivos é de proporcionar subsídios para a elaboração e relaboração do
currículo escolar do aluno. Essas leis não têm o direito de intervir nem citar
regras no trabalho do professor, mas são propostas, metodológicas, a serem
seguidas de modo a um bom resultado na formação do aprendizado do aluno.
Aprovada no dia 18 de Agosto de 2008 pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da
Silva a LEI 11.679, lei esta que implica
a musica na rede de ensino, como conteúdo, mas não exclusive no ensino
de arte, vem com a finalidade de confirmar a importância do ensino de musica
nas escolas.
Art. 1º O art. 26 da Lei nº
9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte § 6º:
"Art. 26.
§ 6º A música deverá ser conteúdo
obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2º
deste artigo." (NR)
Art. 2º (VETADO)
Art. 3º Os sistemas de ensino terão 3
(três) anos letivos para se adaptarem às exigências estabelecidas nos arts. 1º
e 2º desta Lei.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais agem como o
primeiro nível na formação e concretização do sistema curricular, esses
parâmetros são responsáveis pela elaboração e revisão curricular dos Municípios
e dos Estados seguindo com discussão pedagógica
e inclusive na elaboração dos
projetos escolares e servindo de reflexão na pratica didática dos professores de acordo com ( BRASIL, 1997, p.36).
Como vemos o PCN ( Parâmetros Curriculares Nacionais) é de fundamental
importância para a construção do currículo e na rede de educação acontece de
modo Federal , Estadual e Municipal, sendo um
material de papel fundamental por
apresentar aos professores sugestões na
sua pratica de ensino em sala de aula.
Figura 6: Execução musical
Fonte: elaborado pelo autor. Out. de 2012.
4 DO PROJETO “ OUVIR E CRIAR”,
Figura 7: Processo de
criação
Fonte: elaborada pelo autor, Nov.2012
Através
desse projeto buscou- se proporcionar
aos alunos do primeiro ano do ensino fundamental uma maior proximidade e
interação com a musica. O foco para o
trabalho foi a utilização da musica nas aulas de arte, de modo a proporcionar
na criança os possíveis desenvolvimento de habilidades criadoras. Vendo e percebendo a importância da musica e
pela mesma fazer parte de diversos contextos sociais e culturais, e na escola
sendo utilizada, somente para animações festivas, propus levar a musica para
alem desta utilidade. Ela deve ser um instrumento de trabalho e suporte, em que
através, dos sons, a criança possa despertar para um mundo grandioso de
criação. O projeto teve como proposta principal, o fazer artístico, destacando
a importância da livre expressão e imaginação do prazer em fazer e do criar , que
segundo Barbosa (1991, p.28)
a arte deve ser uma fonte de alegria e prazer
para a criança quando permite que a organizem seus pensamentos e sentimentos presentes
em suas atividades criadoras”. A arte tem influência importante sobre o
desenvolvimento da personalidade infantil e por isso a atividade artística deve
ser estimulada por meio dos sentidos da imaginação e de atividades lúdicas que
ampliem as possibilidades cognitivas, afetivas, sociais e criadoras da criança.
Buscou-se
a valorização das atividades plásticas da criança, e auxiliando as mesmas no
construir de aprendizagens e conhecimentos. Houve ainda a preocupação de
estender um novo olhar sobre as atividades plásticas das crianças, de modo
reflexivo e construtivo nesse processo.
Figura: 8 Movimento e
Expressão. Fonte:elaborada
pelo autor, Nov. 2012.
A
música deve desenvolver na criança, não
somente o ouvir, mas suas emoções, seus sentimentos, seus valores e suas
potencialidade criativas. Nesse projeto fez-se um intercambio com o processo de criação de
Wassily Kandinsky, que criava suas obras, tendo com fonte inspiradora a musica
e sua totalidade . Na obra de Kandisnky
destaca-se o ponto, a linha, e expressividade através da cor, que desde 1913 já
era a forma de criação do artista. Filho de músicos, Kandinsky conviveu com a
música desde sua infância, momento em que aprendeu a tocar piano, o levando a
mais tarde por volta de 1913, utilizar a musica em seu processo de criação. Fazendo
o bom uso da musica, Kandinsky chegou dar alguns nomes a suas obras pertinentes
a musica como: Improvisos; Composições; Impressões, o que
nos revela sua obras fascinantes e encantadoras.
Figura 9: Kandinsky,
Composition 8.
Fonte:
Diante
disso procurei levar a musica para a sala de aula de modo a observar o processo
criativo da criança, ao ouvir e criar através da musica, e observando se a
musica realmente possibilita o despertar criativo e imagético da criança, e se
proporciona nas mesmas o surgimento de habilidades artísticas. Procurei
valorizar e incentivar a criança durante o processo criativo.
O
projeto aconteceu em três etapas distintas. No primeiro momento as crianças
tiveram a oportunidade de vivenciar e sentir a musica mais próximas delas, e
ouvir e apreciar os sons produzidos pelos instrumentos musicais. No dia 09 de
outubro de 2012, alguns integrantes da Orquestra municipal da cidade de Rio
Brilhante estiveram na escola para darmos
inicio as atividades propostas no
projetos “ OUVIR E CRIAR”. As crianças do primeiro ano foram levadas para um
local aberto da escola, onde assistiram e apreciaram algumas musicas e ritmos
executados pela Orquestra. Pude perceber
nas crianças inúmeras maneira de se expressarem ao momento que ouviam as
peças musicais. Percebi que algumas crianças, se sentiram incomodadas com o som
alto dos instrumentos de sopro, mas se divertiam e “cantavam” juntamente com os
instrumentos. A música neste momento propiciou nas crianças o movimento do
corpo, as expressões faciais, e inúmeras sensações, como por exemplo, de
alegria, desconforto, melancolia, divertimentos, risos, estímulos corporais,
dentre muitos outros que observei. Após essa atividade, conversei com os alunos
sobre o que acharam da atividade musical na escola. Através desta conversa, pude
confirmar os respectivos comportamentos das crianças durante a atividade a
atividade desenvolvida com a música.
Figura 10: movimento.
Fonte:elaborada pelo autor, Nov. 2012.
Em outro momento na escola no dia16 de Outubro
de 2012, em sala executei a segunda etapa do projeto, expondo para os alunos
neste dia as pinturas de kandinsky, explicando para as crianças que o artista
em seu tempo e época, usufruía a musica como matéria prima para a constituição
e elaboração das suas pinturas, valorizando a linha, o ponto as formas e também
as cores. Expliquei que o artista Kandinsky era filho de músicos e por isso sua
grande influencia musical em sua arte. Os alunos do primeiro ano ficaram
entusiasmados ao ver as obras do artista. Neste momento foram direcionadas que
tentassem reconhecer algumas formas presentes nas pinturas; muitas foram as
repostas, as mais imaginativas possíveis. Após esse processo as crianças foram
indagadas a reproduzirem com o corpo e a voz os possíveis sons imaginários,
criados a partir dos efeitos das linhas, das formas, das cores presente nas
obras. A participação das crianças foi esplêndida, todos se divertiam, e riam
juntos, brincavam ao reproduzir os sons
com seu imaginário. Essa experiência foi única, onde pude perceber a
socialização da turma e a interação delas com a atividade.
O
segundo momento, a sala de aula foi palco do momento de criações, as crianças
receberam, pinceis, tintas e tecido, e através de auxilio, pintavam ouvindo música, e os inúmeros sons
que foram reproduzidos na sala de aula. Esta etapa foi muito significante, por
ser esse o ponto de maior importância da pesquisa. Houve analise e observação
atentamente aos detalhes a cada pincelada, e a cada movimento feito pelas
crianças. Ativamente participei do momento, dando o apoio necessário, quando as
crianças me solicitavam. Procurei minuciosamente não intervir, no ato de criar
das crianças, elas tiveram liberdade de expressão, e criação. Foquei e alertei
as crianças na hora de mudanças de ritmo, já que nenhum era igual ao outro, e a
mudança de movimento de pincel de acordo com o ritmo que soava. Foi um momento
de grande despertar artístico as crianças criavam , as recriavam as formas que
inventavam, pintavam e fascinadas pela
atividade.
Conclui
então a grande importância da musica na escola, e nas aulas de arte, sua
contribuição para despertá-lo criativo que foi grandioso nas crianças, o
despertar emotivo e imaginário, a sensibilidade ao sentir o som e pegar uma cor
relativa para pintar, o ver e apreciar a arte criando e recriando
possibilidades visuais. As crianças ficaram esplendidamente satisfeitas com
seus trabalhos e apreciaram com muita empolgação e respeito as pinturas dos
colegas, pois houve abordagens sobres os diferentes olhares de cada pessoa em relação as coisas que imaginamos e
pensamos de forma especifica, por isso
devemos valorizar e respeitar o jeito de fazer de um e de outro.
ANÁLISE
Após
abordagens feitas sobre o ensino da música no contexto escolar conclui-se o
fato da importância da mesma para o indivíduo.
Com levantamento bibliográfico pode se ter uma base das contribuições da
música na vida do ser humano, as suas ações perante o modo de agir e ser de
cada um. Durante esse processo confrontando com os teóricos, aponta-se que a
musica é essencial na vida do homem, e que ela tem o poder de transmitir
aprendizagens, houve a necessidade de investigar mais á fundo a relação da
musica com a criança e a arte. Através
do projeto “OUVIR E CRIAR”, foi trabalhado na escola e na sala de aula ações
que envolveram a utilização da musica como mediadora para o processo de criação
em arte. Aproveitando papel da escola como estimuladora na produção de
conhecimento. Tendo a música na escola inúmera cara, elaboraram-se fundamentos
para a utilização da mesma nas aulas de artes. O projeto “OUVIR E CRIAR”, teve
por finalidade instigar as crianças no processo de criação com musica; onde a
cada nota soada, a cada ritmo ouvido percebia-se as ações nos modos de agir e
fazer das crianças. Ao levar a musica para a escola notou-se grandes
expectativas positivas a respeito do seu ensino como pratica pedagógicas na
escola e nas aulas de arte. Nota-se que a musica, contribuiu para os possíveis
fazeres do criar arte. Através de suas essências estimularam as crianças para
fazê-lo, de modo prazeroso fazendo com que as crianças se sentissem muito mais
intensamente.
Fonte: elaborada pelo autor,
Nov.2012. Fonte: elaborada pelo autor, Nov, 2012.
O musica e artes desempenharam um papel
importante e fundamental na construção dos saberes das crianças. Tendo como
relevância que o educador proporcione visualizações de imagens de obras de
artistas, como as apresentadas no processo de criação nas aulas de arte, pois
como se sabe ninguém cria do vazio, precisa ter algo que a estimule, que
desperte seu imaginário.
Desta
forma as obras de kandinsky, ativaram o senso imaginativo das crianças, tendo
como combustível a musica que aguçou ainda mais o imaginário delas. É importante, que o educador enquanto
intermediário para a construção desses saberes esteja ciente de sua pratica, e
seguro no que apresenta, e que atento para seus objetivos propostos.
Destaca então neste trabalho o sentir o pensar e o
agir, reforçando as atitudes durante o processo criador.
O Sentir,
em que as crianças tiveram que sensibilizar-se ao mundo dos sons, das cores,
das formas e das linhas. Passando pelo pensar, aquilo que intrigou as crianças,
como seria tal forma a relacionado som? E a cor como o representaria? ,
questionamentos feitos pelas crianças. Então a musica as indagou a pensar, no
como fazer, que caminho seguir. Ao chegarmos no agir, processo que determinou
as possibilidades do sentir e do pensar, sendo que as crianças agindo,
colocavam em praticas suas experiências e vivencias, estando elas ouvindo as
musicas.
Todo esse
processo desde a escuta da música ao fazer artístico, desenvolveu
significativamente nas crianças do primeiro ano; a aprendizagem significativas,
a ludicidade, a afetividade e a socialização, como também a expressão e ate
mesmo a coordenação motora delas.
Na Aprendizagem aconteceu de modo
prazeroso, com as vivencias e trocas, atenção e desconcentração que para Ausubel (1963, p. 58),
a
aprendizagem significativa é o mecanismo humano, por excelência, para adquirir
e armazenar a vasta quantidade de ideias e informações representadas em
qualquer campo de conhecimento.
.
A
ludicidade, aconteceu, quando as crianças se sentiram felizes, e como
brincadeira interagiam com os materiais
dispostos na atividade do projeto.
A
socialização, em que a partir do
mover-se para pegar os objetos, se comunicaram de forma atrativa e
descontraída, de forma, respeitando o
seu espaço e do outro.
A
afetividade através da sensações e
emoções, do estarem juntos, de
produzirem juntos, contribuindo e trocando as experiências.
A
expressão, impulsionada pelo manifestar das ideias, do estímulo produzido pela
música, no pulsar de cada nota, na cor de cada objeto e imagem, no olhar das
obras de arte.
E a
concentração e coordenação motora, vistos no processo de passar o pincel com
tinta sobre o tecido, no singelo movimento de pegar os materiais, nos riscos e
rabiscos, que se transformaram em formas.
Fazer da
música matéria prima foi primordial, mas respeitar e valorizar o potencial
criador de cada criança foi essencial para as habilidades artísticas exposta
durante toda a pesquisa.
CONSIDERAÇÕES
Conclui que musica é uma maneira reveladora do
conhecimento, pois a mesma faz parte da historia do homem e está presente no
mais diversos contextos culturais, e que em cada contexto ela interage de uma
maneira específica na vida do individuo.
Na escola nota-se sua presença como um instrumento
fundamental que pode e deve ser utilizada das mais diversas formas possíveis,
mas que deve como ponto primordial atingir o indivíduo e contribuir para o
mesmo em sua totalidade. A música e a arte devem estar alinhadas, para que em
sala de aula possa acontecer momentos de aprendizagens prazerosas e
proveitosas.
A musica age no ser humano e contribui para aprendizagens
artísticas pelo fato de despertar na criança
o mundo da fantasia, da imaginação e com certeza da criação. Na arte a
musica contribui significativamente para fazê-lo artístico das crianças do
primeiro ano, a cada movimento produzido por elas notavam-se os mais diversos
estímulos que surgiam e aconteciam rapidamente, mas que se concretizava com a
ação produzida pelas crianças. As atitudes criadoras foram as mais diversas
possíveis, pois as crianças estavam encantadas com o que estavam fazendo. As
atividades alem de tudo propiciou a ludicidade, pois a cada batida musical, as
crianças sorriam e se divertiam com as formas que criavam, brincavam e pintavam.
Diante dos resultados apanhados com a pesquisa,
fica comprovado que a musica , é de extrema importância para a educação, e
principalmente nas series iniciais, Omo a do
primeiro ano do ensino fundamental. Através da pesquisa os objetivos
atendidos fica explicito a necessidade de se trabalhar musica ou
utilizar da musica como recurso para o ensino e aprendizagem, sendo importante
destacar que as instituições de ensino devem acolher a essa forma lúdica o mais
breve possível, pois, segundo Gainza ( 1982, p.17),
É de
importância fundamental que em todos os países as autoridades educação sejam
suficientemente lúcidas para resgatar a musica e coloca-la a serviço da
educação, ou seja, do desenvolvimento integral do homem. Que assim seja.
Este pesquisa abordou ainda a aproximação da
criança com a musica partilhando experiências e informações transmitidas por
ela , determinando caminhos para trabalhar com musica no contexto escolar e nas
aulas de arte. Então destaca-se a
criança como sendo prioridade, as suas experiências e vivencias, e não a
musica, como acreditam muitos que ensinam a arte musical, pois “a educação musical
não deve visar a formação de possíveis músicos do amanha, mas sim a formação
integral da crianças de hoje”, Brito (2003, p. 46). E que ela realize nos
contextos educativos, o continua construção para o conhecimento, pertinente ao
perceber, ver, sentir e fazer, experimentar, criar, e refletir da criança em relação a arte.
A Arte
promove o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos
necessários a diversas áreas de estudo, entretanto, nãoé isso que justifica a
sua inserção no currículo escolar, mas seu valor intrínseco como construção
humana, como patrimônio comum a ser apropriado por todos. (IAVELBERG, 2003,
p.43)
REFÊRENCIAS
AUSUBEL, D.P. (1963). The psychology of
meaningful verbal learning. New York,
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LDB n.º 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL.
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20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor
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básica: caminhos possíveis para a atuação de professores não especialistas.
QUEIROZ, Gregório José Pereira de. A música compõe o homem, o homem
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STEFANI, Gino. Para entender a música. Rio de Janeiro:
Globo, 1987.
(org). In: conceitos e terminologias
Aquecendo uma transforma-ação: Atitudes e
Valores no da Arte. 2 e
APÊNDICE
PROJETO
(“ OUVIR E CRIAR”)
Através
desse projeto buscou- se proporcionar
aos alunos do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Criança
Esperança I da cidade de Rio Brilhante
uma maior proximidade com a musica. O foco para o trabalho foi a utilização da
musica nas aulas de arte, proporcionando
a criança os possíveis desenvolvimento de habilidades criadoras em arte. Vendo e percebendo que musica esta presente
em qualquer lugar, e na escola sendo utilizada
, somente para animações festivas, propus levar a musica para alem
disso.Trabalhando com a mesma como um
instrumento de trabalho e suporte, em que através , dos sons, a criança possa
estar despertando para um mundo grandioso de criação, imaginação e fruição.
A musica deve desenvolver na criança,
não somente o ouvir, mas suas emoções, seus sentimento, seus valores e suas
potencialidade criativas. Levando a musica para as aulas de arte, ouve
observação, reflexão e analise da sua influencia no processo criativo das
crianças daquela escola.
OBJETIVOS
*Observar
e analisar se a musica contribui para o desenvolvimento artístico das crianças
de primeiro ano do ensino fundamental.
*
Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de aspectos cognitivos, perceptivo,
criativo e expressivo nas linguagens visual, musical, cênico e de movimento,
por meio da fruição, apreciação e reflexão do fazer, do agir, da leitura deste fazer e da sua
inserção no tempo.
OBJTIVOS ESPECIFICOS:
*Observar e
analisar se a musica contribui para o desenvolvimento artístico das crianças de
primeiro ano do Ensino Fundamental.
Levar
o aluno:
*A
observar e reconhecer os elementos da linguagem visual nas obras de arte.
*
Quais as habilidades que a musica e arte proporcionaram as crianças .
*
As contribuições em relação a emotividade, receptividade e afetividade manifestadas pelas crianças ao ouvir e pintar
com musica.
*
Apreciar obras de Kandinsky e leitura de
imagens.
METODOLOGIA
As
atividades serão desenvolvidas em vários momentos. No primeiro acontecera com
apresentação de artistas e obras que relacionam musica no processo criador .
Destacarei as obras de Kandinski , onde as crianças tentaram reproduzir com os
sons do corpo as possíveis sonoridades
presente nos elementos e nas cores que
compõe as obras do artista. Enfatizarei as sensações percebidas e identificadas
pelas crianças. Em outro momento as
crianças irão assistir a uma
apresentação musical, desempenhada pela Orquestra Jovem de Rio Brilhante –MS.
Isso lhes proporcionara uma proximidade
significativa das crianças com a musica e com os diversos tipos de instrumentos
musicais.
O
ultimo encontro será o momento da criação, ouvindo musica, sons e ritmo
variados. Em um local especifico da escola através de áudios as crianças irão
ouvir os ritmos e através de algumas orientações, tentaram reproduzir em
painéis de tecido, as sensações transmitidas pela musica. Será proporcionado
para as crianças pinceis e tintas para a execução do trabalho. Procurarei todo
tempo auxiliar as crianças, de modo que
não haja interferência no processo do decorrer das atividades.
CONTEÚDOS:
Musica
e Arte.
Artista:
Wassily Kandinsky
Elementos
da linguagem visual.
Formas
de expressão.
Desenho
e pintura, com pinceis e tintas.
Arte
abstrata
RECURSOS:
* vida e obras de Wassily Kandinsky
*Imagens
de obras de Wassily Kandinsky.
*instrumentos
sonoros ( musicais).
*Ritmos
diversos, inclusive musica clássica .
*Tintas
e pinceis diversos.
*Painéis
de tecido com medida 40x40 cm
*
equipamento áudio visuais.
AVALIAÇÃO:
Avaliação acontecera no decorrer do processo das atividades. Sendo consideradas
de acordo com as potencialidades das crianças.
E acontecera de forma contínua envolvendo o professor e o aluno, consideraremos
através de observação e análise as produções artísticas e o grau de aprendizado
do aluno respeitando a individualidade criadora de cada um, dentro do processo
direcionado pelo professor.
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