CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA IV
PELO CORPO TAMBÉM SE APRENDE
RIO BRILHANTE-MS
2012
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA IV
PELO CORPO TAMBÉM SE APRENDE
Projeto Educacional
desenvolvido com os alunos da educação infantil no período matutino no Centro
Educacional Municipal Criança Esperança
IV com as professoras Rosane, Angelina e orientado pela Coordenadora
Simone Maturano.
RIO BRILHANTE-MS
2012
SUMARIO
1 – JUSTIFICATIVA..............................................................................................................04
2 – FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA...................................................................................06
3 – OBJETIVOS
3 – 1 – OBJETIVO GERAL.........................................................................................09
3 – 2 – OBJETIVO
ESPECIFICO................................................................................09
4 – METODOLOGIAS
4 – 1 – METODOLOGIA
PROFESSORA ROSANI...................................................10
4 – 2 – METODOLOGIA
PROFESSORA ANGELINA.............................................10
5 – CRONOGRAMA
5 – 1 – CRONOGRAMA
PROFESSORA ROSANI....................................................11
5 – 2 – CRONOGRAMA
PROFESSORA ANGELINA..............................................11
6 – AVALIAÇOES
6 – 1 – AVALIAÇÃO
PROFESSORA ROSANI.........................................................12
6 – 2 – AVALIAÇÃO
PROFESSORA ANGELINA...................................................12
7 – REFERENCIAS................................................................................................................13
ANEXOS
JUSTIFICATIVA
O
Centro Educacional Municipal Criança Esperança IV situado no Bairro Olímpico,
um bairro próximo do centro da cidade. É um bairro populoso e tende os alunos
do próprio bairro, dos bairros vizinhos e oriundos de fazendas e assentados,
conta com mais ou menos 580 alunos regularmente matriculados e frequentes,
atende uma clientela da educação infantil ao 5º ano. Sendo a escola a maior
responsável pelo desenvolvimento das habilidades básicas dos alunos, resolvemos
elaborar esse projeto para que viesse de encontro com os interesses dos alunos.
O
PROJETO PELO CORPO TAMBEM SE APRENDE, foi uma idéia das professoras da educação
infantil para oferecer momentos prazerosos com as crianças e também desenvolver
atividades de movimentos fazendo com que elas possam compartilhar um conjunto de situações que regulares em sua
forma freqüente, onde possam envolver estruturantes para o bem estar das
crianças na escola e a construção de valores significativos na interação
social. Propor um espaço para brincar e conviver com os outros, na Educação
Infantil destacam-se interações de diversos aspectos de cultura como eixo de
aprendizagem nesse segmento escolar.
Os jogos são instrumentos lúdicos de
aprendizagem em que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no
processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos.
Aprende jogando é uma maneira mais prazerosa, segura e atualizada de ensina.
Nos
dias atuais não vemos mais isto acontecer, pois ninguém tem mais tempo de
brincar com seus filhos, o que se vê é cada vez mais um maior de escolinhas de
esporte, escolas de línguas, de computação, de dança, entre outras. Não há mais
como ausentar o lúdico do processo pedagógico, pois ele é o agente de um
ambiente motivador e coerente. Ao se separar as crianças do ambiente lúdico estão automaticamente
ignorando seus próprios conhecimentos, pois quando a criança entra na escola
ela já possui muitas experiências que lhes foram proporcionadas através das
brincadeiras e jogos.
Não
devemos negar que a escola tenha também o seu lado serio, o problema é a forma
pela qual ela interage com a criança. È necessário que a mesma valorize a
seriedade na busca do conhecimento, resgatando o lúdico, o prazer do estudo,
sem, contudo reduzir a aprendizagem ao que é
apenas pra zero em si mesmo.
Como
diz Santo Augustinho apud Santos (1997, p.45): “O lúdico é eminentemente
educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a
respeito do modo de vida, o principio de toda a descoberta e toda a criação.’’
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A
educação lúdica sempre esteve presente em toda a parte e épocas entre os povos
e estudiosos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na
educação infantil e na sociedade. Os jogos e brinquedos sempre estiveram
presentes no ser humano desde a antiguidade mas nos dias de hoje a visão sobre
o lúdico é diferente. Implicam-se o seu uso e em diferentes estratégias em
torno da pratica no cotidiano.
Brincando
com as crianças vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de
sistemas simbólicos como a escrita, assim como a capacidade e habilidade em
perceber,criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança no outro. Esse
processo tem inicio desde o nascimento, com o bebê aprendendo a brincar com a
própria mãozinha, e, mais adiante, com a mãe. Assim como aos poucos vai coordenando,
agilizando e adotando seus gestos de intenção e apreciação progressiva, vai
aprendendo a interagir com os outros, inclusive com seus pares, crescendo em
autonomia e sociabilidade. (OLIVEIRA, 2002,)
Para a
criança, as brincadeiras proporcionam um estado de prazer, o que leva á
descontração e, conseqüentemente, ao surgimento de novas idéias criativas que
facilitam a aprendizagem de novos conteúdos e intenção consciente e
inconsciente, favorecendo a confiança em si e no grupo em que está inserida.
Diante
disto, a escola precisa se dar conta que através do lúdico as crianças tem
chances de crescerem e se adaptarem ao mundo coletivo. O lúdico deve ser considerado
como parte integrante da vida do homem não só no aspecto de divertimento ou
como forma de descarregar tenções, mas também como forma de penetrar no âmbito
da realidade, inclusive na sociedade
social.
O
sentido real, verdadeiro, funcional da educação lúdica estará garantindo se o
educador estiver preparado para realizá-lo. Nada será feito se não tiver
profundo conhecimento sobre os fundamentos essenciais da educação lúdica,
condições suficientes para socializar o conhecimento e predisposição para levar
isso adiante (ALMEIDA, 2000, p.63.)
No brincar a
criança está sempre acima de sua idade média, acima de seu comportamento
diário. Assim, na brincadeira de faz-de-conta, as crianças manifestam certas
habilidades que não seriam esperadas para sua idade. Nesse sentido, a
aprendizagem cria a zona de desenvolvimento proximal, ou seja, a aprendizagem
desperta vários processos internos de desenvolvimento. Deste ponto de vista,
aprendizagem não é desenvolvimento; entretanto o aprendizado adequadamente
organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários
processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de
acontecer (VYGOTSKY apud OLIVEIRA, 2002, p. 132).
O jogo permite a
expressão ludocriativa, podendo abrir novas perspectivas do uso dos códigos
simbólicos. Mas, para que estas idéias se consolidem, é importantíssimo
compreender os diferentes estágios de desenvolvimento mental infantil e adequar
os brinquedos às potencialidades das crianças e, sobretudo, buscar
diversificá-los com o objetivo de explorar novas inteligências e áreas ainda
não desenvolvidas.
É enorme a
influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a
criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de agir numa esfera
visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não por
incentivos fornecidos por objetos externos (Vygotsky (1989: 109)
As brincadeiras
que são oferecidas à criança devem estar de acordo com a zona de
desenvolvimento em que ela se encontra, desta forma, pode-se perceber a
importância do professor conhecer a teoria de Vygotsky. No processo da educação
infantil o papel do professor é de suma importância, pois é ele quem cria os
espaços, disponibiliza materiais, participa das brincadeiras, ou seja, faz a
mediação da construção do conhecimento.
A desvalorização
do movimento natural e espontâneo da criança em favor do conhecimento
estruturado e formalizado ignora as dimensões educativas da brincadeira e do
jogo como forma rica e poderosa de estimular a atividade construtiva da
criança. É urgente e necessário que o professor procure ampliar cada vez mais
as vivências da criança com o ambiente físico, com brinquedos, brincadeiras e
com outras crianças.
Pelo ato de
brincar, a criança pode desenvolver a confiança em si mesma, sua imaginação, a
auto-estima, o autocontrole, a cooperação e a criatividade, o brinquedo revela
o seu mundo interior e leva ao aprender fazendo. A escola que respeitar este
conhecimento de mundo prévio da criança e compreender o processo pelo qual a
criança passa até alfabetizar-se, propiciando-lhe enfrentar e entender com
maior tranqüilidade e sabor os primeiros anos escolares poderá ser considerado
um verdadeiro ambiente de aprendizagem.
A aprendizagem
será mais efetiva se a atividade estiver ligada às situações da vida real da
cidade, do meio em que o aluno vive e da disposição do professor. Baseando-se
na importância do lúdico com crianças de cinco anos este trabalho servirá para
esclarecer duvidas de como é empregado no cotidiano na educação infantil,
verificando também se existe nas crianças alguma dificuldade na assimilação da
aprendizagem durante o desenvolvimento de alguma atividade.
Serão realizados
jogos, elaboração de brincadeiras, exercícios e jogos teatrais e jogos
coletivos de variados temas, sempre voltando para a realidade de cada aluno.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Demonstrar a
importância da inserção de jogos
lúdicos,como um modelo prático de vivência e consciência,visando uma melhor
prática no desenvolvimento da criança.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
1.
Analisar a importância do lúdico
no ensino da criança com o intuito de terem uma sociedade que volte para esse
trabalho.
2.
Perceber as possibilidades e os
limites das crianças, a partir do trabalho que mobilizem a prática desenvolvida
ao dia-a-dia de cada uma delas.
3.
Realizar atividades utilizando
instrumentos práticos e teóricos nas atividades das crianças.
METODOLOGIA DA PROFESSORA ANGELINA
Sendo as
atividades lúdicas que acompanham a criança a vida toda durante esse projeto
procurei desenvolver as atividades para proporcionar momentos prazerosos, onde
pudesse desenvolver nas crianças a atenção e concentração, gestos, equilíbrio.
As atividades
realizadas é uma forma de interagir as crianças para o convívio social.
No decorrer do
projeto realizarei atividades, bem como várias atividades, bem como pular amarelinha,
brincadeira de faz de conta, boliche, dado, jogos de encaixe, túnel, corda, bola,
cantiga de roda e músicas com gestos.
METODOLOGIA DA PROFESSORA ROSANI
Sendo a
brincadeira um dos legados mais importantes e prazerosas de nossa infância. Resolvemos
desenvolver um projeto prazeroso e eficaz na aprendizagem.
Realizarei
atividades relacionadas ao conteúdo da proposta pedagógica, em forma de jogos e
brincadeiras. Onde os alunos desenvolveram algumas habilidades motoras importantes
para a sua aprendizagem.
Essas atividades
lúdicas serão desenvolvidas no pátio da escola, quadra, parquinho e na própria
sala de aula.
Serão trabalhadas atividades como:
Movimentos do
corpo, jogos, boliche, dado, túnel, pega-pega, amarelinha, dança da cadeira, etc.
CRONOCRAMA DA PROFESSORA ROSANI
PROJETO/MÊS
|
JULHO
|
AGOSTO
|
SETEMBRO
|
OUTUBRO
|
Brincadeiras no parquinho
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Dança da cadeira
|
|
|
X
|
X
|
Amarelinha
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Boliche/dado,vogais e números
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Brinquedos/legos e jogos de
encaixe
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Túnel
|
|
X
|
X
|
X
|
Atividades com músicas e
movimentos no pátio
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Atividades com bola e corda
|
X
|
X
|
X
|
X
|
AVALIAÇÃO DO PROJETO DA PROFESSORA ROSANI
Neste projeto
foram desenvolvidas várias brincadeiras e jogos dentro e fora da sala e em
diversos tais como: quadra, pátio e parquinho, ouve um grande aproveitamento
por parte das crianças por ser atrativo e divertido, afinal eles estavam
fazendo o que mais gostam que é: brincar, correr, pular e saltar.
AVALIAÇÃO DO PROJETO DA PROFESSORA
ANGELINA
Este projeto foi
muito proveitoso,pois as crianças se divertiram muito e aprenderam através das brincadeiras e dos
jogos desenvolvidos aumentando ainda mais
o laço afetivo entre eles.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação
Lúdica, Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Loyiloa, 1995.
OLIVEIRA, Vera Barros de (org.) O Brincar
e a Criança do nascimento aos Seis Anos, 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
VYGOTSKY. I. 1989. A formação
social da mente. São Paulo: Matias Fontes.
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA ROSANI
Os alunos serão
avaliados durante o processo de execução das atividades diárias, através de sua
participação e envolvimento de cada criança nas atividades desenvolvidas.
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA ANGELINA
Os alunos serão
avaliados no decorrer do projeto através da participação e desenvolvimento
das brincadeiras e jogos propostos.
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