Criança Esperança IV

Sejam bem-vindos ao nosso blog, compartilharemos algumas atividades desenvolvidas na escola.

O Centro Educacional Criança Esperança IV está localizado na cidade de Rio Brilhante_MS, na Rua :Juviano Medeiros nº426, Bairro Olímpico.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Projeto:Pelo Corpo também se aprende


CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA IV












PELO CORPO TAMBÉM SE APRENDE













RIO BRILHANTE-MS
2012
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA IV



                      








PELO CORPO TAMBÉM SE APRENDE

Projeto  Educacional desenvolvido com os alunos da educação infantil no período matutino no Centro Educacional Municipal Criança Esperança  IV com as professoras Rosane, Angelina e orientado pela Coordenadora Simone Maturano.









RIO BRILHANTE-MS
2012
SUMARIO

1 – JUSTIFICATIVA..............................................................................................................04

2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................................06

3 – OBJETIVOS
3 – 1 – OBJETIVO GERAL.........................................................................................09
3 – 2 – OBJETIVO ESPECIFICO................................................................................09

4 – METODOLOGIAS
4 – 1 – METODOLOGIA PROFESSORA ROSANI...................................................10
4 – 2 – METODOLOGIA PROFESSORA ANGELINA.............................................10
 
5 – CRONOGRAMA
5 – 1 – CRONOGRAMA PROFESSORA ROSANI....................................................11
5 – 2 – CRONOGRAMA PROFESSORA ANGELINA..............................................11

6 – AVALIAÇOES
6 – 1 – AVALIAÇÃO PROFESSORA ROSANI.........................................................12
6 – 2 – AVALIAÇÃO PROFESSORA ANGELINA...................................................12

7 – REFERENCIAS................................................................................................................13
ANEXOS










JUSTIFICATIVA

O Centro Educacional Municipal Criança Esperança IV situado no Bairro Olímpico, um bairro próximo do centro da cidade. É um bairro populoso e tende os alunos do próprio bairro, dos bairros vizinhos e oriundos de fazendas e assentados, conta com mais ou menos 580 alunos regularmente matriculados e frequentes, atende uma clientela da educação infantil ao 5º ano. Sendo a escola a maior responsável pelo desenvolvimento das habilidades básicas dos alunos, resolvemos elaborar esse projeto para que viesse de encontro com os interesses dos alunos.
O PROJETO PELO CORPO TAMBEM SE APRENDE, foi uma idéia das professoras da educação infantil para oferecer momentos prazerosos com as crianças e também desenvolver atividades de movimentos fazendo com que elas possam compartilhar um  conjunto de situações que regulares em sua forma freqüente, onde possam envolver estruturantes para o bem estar das crianças na escola e a construção de valores significativos na interação social. Propor um espaço para brincar e conviver com os outros, na Educação Infantil destacam-se interações de diversos aspectos de cultura como eixo de aprendizagem nesse segmento escolar.
 Os jogos são instrumentos lúdicos de aprendizagem em que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos. Aprende jogando é uma maneira mais prazerosa, segura e atualizada de ensina.
Nos dias atuais não vemos mais isto acontecer, pois ninguém tem mais tempo de brincar com seus filhos, o que se vê é cada vez mais um maior de escolinhas de esporte, escolas de línguas, de computação, de dança, entre outras. Não há mais como ausentar o lúdico do processo pedagógico, pois ele é o agente de um ambiente motivador e coerente. Ao se separar as crianças do  ambiente lúdico estão automaticamente ignorando seus próprios conhecimentos, pois quando a criança entra na escola ela já possui muitas experiências que lhes foram proporcionadas através das brincadeiras  e jogos.
Não devemos negar que a escola tenha também o seu lado serio, o problema é a forma pela qual ela interage com a criança. È necessário que a mesma valorize a seriedade na busca do conhecimento, resgatando o lúdico, o prazer do estudo, sem, contudo reduzir a aprendizagem ao que é  apenas  pra zero  em si mesmo.
Como diz Santo Augustinho apud Santos (1997, p.45): “O lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do modo de vida, o principio de toda a descoberta e toda a criação.’’
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A educação lúdica sempre esteve presente em toda a parte e épocas entre os povos e estudiosos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na educação infantil e na sociedade. Os jogos e brinquedos sempre estiveram presentes no ser humano desde a antiguidade mas nos dias de hoje a visão sobre o lúdico é diferente. Implicam-se o seu uso e em diferentes estratégias em torno da pratica no cotidiano.
Brincando com as crianças vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de sistemas simbólicos como a escrita, assim como a capacidade e habilidade em perceber,criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança no outro. Esse processo tem inicio desde o nascimento, com o bebê aprendendo a brincar com a própria mãozinha, e, mais adiante, com a mãe. Assim como aos poucos vai coordenando, agilizando e adotando seus gestos de intenção e apreciação progressiva, vai aprendendo a interagir com os outros, inclusive com seus pares, crescendo em autonomia e sociabilidade. (OLIVEIRA, 2002,)
Para a criança, as brincadeiras proporcionam um estado de prazer, o que leva á descontração e, conseqüentemente, ao surgimento de novas idéias criativas que facilitam a aprendizagem de novos conteúdos e intenção consciente e inconsciente, favorecendo a confiança em si e no grupo em que está inserida.
Diante disto, a escola precisa se dar conta que através do lúdico as crianças tem chances de crescerem e se adaptarem ao mundo coletivo. O lúdico deve ser considerado como parte integrante da vida do homem não só no aspecto de divertimento ou como forma de descarregar tenções, mas também como forma de penetrar no âmbito da realidade, inclusive  na sociedade social.
O sentido real, verdadeiro, funcional da educação lúdica estará garantindo se o educador estiver preparado para realizá-lo. Nada será feito se não tiver profundo conhecimento sobre os fundamentos essenciais da educação lúdica, condições suficientes para socializar o conhecimento e predisposição para levar isso adiante (ALMEIDA, 2000, p.63.)
No brincar a criança está sempre acima de sua idade média, acima de seu comportamento diário. Assim, na brincadeira de faz-de-conta, as crianças manifestam certas habilidades que não seriam esperadas para sua idade. Nesse sentido, a aprendizagem cria a zona de desenvolvimento proximal, ou seja, a aprendizagem desperta vários processos internos de desenvolvimento. Deste ponto de vista, aprendizagem não é desenvolvimento; entretanto o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer (VYGOTSKY apud OLIVEIRA, 2002, p. 132).
O jogo permite a expressão ludocriativa, podendo abrir novas perspectivas do uso dos códigos simbólicos. Mas, para que estas idéias se consolidem, é importantíssimo compreender os diferentes estágios de desenvolvimento mental infantil e adequar os brinquedos às potencialidades das crianças e, sobretudo, buscar diversificá-los com o objetivo de explorar novas inteligências e áreas ainda não desenvolvidas.
É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de agir numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não por incentivos fornecidos por objetos externos (Vygotsky (1989: 109)
As brincadeiras que são oferecidas à criança devem estar de acordo com a zona de desenvolvimento em que ela se encontra, desta forma, pode-se perceber a importância do professor conhecer a teoria de Vygotsky. No processo da educação infantil o papel do professor é de suma importância, pois é ele quem cria os espaços, disponibiliza materiais, participa das brincadeiras, ou seja, faz a mediação da construção do conhecimento.
A desvalorização do movimento natural e espontâneo da criança em favor do conhecimento estruturado e formalizado ignora as dimensões educativas da brincadeira e do jogo como forma rica e poderosa de estimular a atividade construtiva da criança. É urgente e necessário que o professor procure ampliar cada vez mais as vivências da criança com o ambiente físico, com brinquedos, brincadeiras e com outras crianças.
Pelo ato de brincar, a criança pode desenvolver a confiança em si mesma, sua imaginação, a auto-estima, o autocontrole, a cooperação e a criatividade, o brinquedo revela o seu mundo interior e leva ao aprender fazendo. A escola que respeitar este conhecimento de mundo prévio da criança e compreender o processo pelo qual a criança passa até alfabetizar-se, propiciando-lhe enfrentar e entender com maior tranqüilidade e sabor os primeiros anos escolares poderá ser considerado um verdadeiro ambiente de aprendizagem.
A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver ligada às situações da vida real da cidade, do meio em que o aluno vive e da disposição do professor. Baseando-se na importância do lúdico com crianças de cinco anos este trabalho servirá para esclarecer duvidas de como é empregado no cotidiano na educação infantil, verificando também se existe nas crianças alguma dificuldade na assimilação da aprendizagem durante o desenvolvimento de alguma atividade.
Serão realizados jogos, elaboração de brincadeiras, exercícios e jogos teatrais e jogos coletivos de variados temas, sempre voltando para a realidade de cada aluno.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Demonstrar a importância  da inserção de jogos lúdicos,como um modelo prático de vivência e consciência,visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

1.       Analisar a importância do lúdico no ensino da criança com o intuito de terem uma sociedade que volte para esse trabalho.
2.       Perceber as possibilidades e os limites das crianças, a partir do trabalho que mobilizem a prática desenvolvida ao dia-a-dia de cada uma delas.
3.       Realizar atividades utilizando instrumentos práticos e teóricos nas atividades das crianças.
            
                                                      METODOLOGIA DA PROFESSORA ANGELINA

Sendo as atividades lúdicas que acompanham a criança a vida toda durante esse projeto procurei desenvolver as atividades para proporcionar momentos prazerosos, onde pudesse desenvolver nas crianças a atenção e concentração, gestos, equilíbrio.
As atividades realizadas é uma forma de interagir as crianças para o convívio social.
No decorrer do projeto realizarei atividades, bem como várias atividades, bem como pular amarelinha, brincadeira de faz de conta, boliche, dado, jogos de encaixe, túnel, corda, bola, cantiga de roda e músicas com gestos.

                   METODOLOGIA DA PROFESSORA ROSANI

Sendo a brincadeira um dos legados mais importantes e prazerosas de nossa infância. Resolvemos desenvolver um projeto prazeroso e eficaz na aprendizagem.
Realizarei atividades relacionadas ao conteúdo da proposta pedagógica, em forma de jogos e brincadeiras. Onde os alunos desenvolveram algumas habilidades motoras importantes para a sua aprendizagem.
Essas atividades lúdicas serão desenvolvidas no pátio da escola, quadra, parquinho e na própria sala de aula.
Serão trabalhadas atividades como:
Movimentos do corpo, jogos, boliche, dado, túnel, pega-pega, amarelinha, dança da cadeira, etc.

CRONOCRAMA DA PROFESSORA ROSANI

 PROJETO/MÊS
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
Brincadeiras no parquinho
X
X
X
X
Dança da cadeira


X
X
Amarelinha
X
X
X
X
Boliche/dado,vogais e números
X
X
X
X
Brinquedos/legos e jogos de encaixe
X
X
X
X
Túnel

X
X
X
Atividades com músicas e movimentos no pátio
X
X
X
X
Atividades com bola e corda
X
X
X
X

 AVALIAÇÃO DO PROJETO DA PROFESSORA ROSANI

Neste projeto foram desenvolvidas várias brincadeiras e jogos dentro e fora da sala e em diversos tais como: quadra, pátio e parquinho, ouve um grande aproveitamento por parte das crianças por ser atrativo e divertido, afinal eles estavam fazendo o que mais gostam que é: brincar, correr, pular e saltar.

       AVALIAÇÃO DO PROJETO DA PROFESSORA ANGELINA

Este projeto foi muito proveitoso,pois as crianças se divertiram muito  e aprenderam através das brincadeiras e dos jogos desenvolvidos aumentando ainda mais  o laço afetivo entre eles.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica, Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Loyiloa, 1995.

OLIVEIRA, Vera Barros de (org.) O Brincar e a Criança do nascimento aos Seis Anos, 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

VYGOTSKY. I. 1989. A formação social da mente. São Paulo: Matias Fontes.


AVALIAÇÃO DA PROFESSORA ROSANI

Os alunos serão avaliados durante o processo de execução das atividades diárias, através de sua participação e envolvimento de cada criança nas atividades desenvolvidas.

AVALIAÇÃO DA PROFESSORA ANGELINA

Os alunos serão avaliados no decorrer do projeto através da participação e desenvolvimento das  brincadeiras e jogos propostos.










                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário