Criança Esperança IV

Sejam bem-vindos ao nosso blog, compartilharemos algumas atividades desenvolvidas na escola.

O Centro Educacional Criança Esperança IV está localizado na cidade de Rio Brilhante_MS, na Rua :Juviano Medeiros nº426, Bairro Olímpico.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Projeto: Através da Música também se aprende


CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA IV












APRENDENDO ATRAVÉS DA MÚSICA













RIO BRILHANTE-MS
2012
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA IV



                      








APRENDENDO ATRAVÉS DA MÚSICA
Projeto educacional desenvolvido com os alunos da educação infantil no período matutino e vespertino no Centro Municipal educacional Criança Esperança IV, pelas professoras, Rosani Nunes Marques Rezende, Angelina Crestanello Pereira, Jane Sueli Rosa Lima Rodrigues, e auxiliar de apoio Josiane Ristof   de Souza e orientado pela coordenadora Simone Maturano.

 
 













RIO BRILHANTE-MS
2012























“A música expulsa o ódio dos que vivem sem amor. Dá a paz aos que não tem descanso e consolo os que choram. Os que se perderam encontram novos caminhos e os que tudo rejeitam, reencontram confiança e esperança. ’’
                      
Pablo Casals
Violoncelista
SUMÁRIO

1. JUSTIFICATIVA................................................................................................................05                                      
2. OBJETIVOS:                                               
2.1. Geral.......................................................................................................................08                                                   
2.2. Específicos.............................................................................................................08  
3. METODOLOGIA
3.1. Metodologia da professora Jane.............................................................................09
3.2. Metodologia da professora Angelina.....................................................................09                      
3.3. Metodologia da professora Rosani.........................................................................10
3.4.  Metodologia da professora Josiane.......................................................................10
4. CRONOGRAMA
4.1. Cronograma da professora Angelina......................................................................11
4.2. Cronograma da professora Rosani.........................................................................12
4.3. Cronograma da professora Jane.............................................................................13
4.4. Cronograma da professora Josiane.........................................................................14
5. AVALIAÇÕES
5.1. Avaliação da professora Jane.................................................................................15
5.2. Avaliação da professora Angelina..........................................................................15
5.3. Avaliação da professora Rosani.............................................................................15
5.4. Avaliação da profissional de apoio Josiane............................................................15
6. REFERENCIAS..................................................................................................................16
ANEXOS
                          








JUSTIFICATIVA

“A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.”                                                                                   
Aristóteles

O Centro Educacional Municipal Criança Esperança IV situado no Bairro Olímpico, um bairro próximo do centro da cidade. È um bairro populoso e tende os alunos do próprio bairro, dos bairros vizinhos e oriundos de fazendas e assentados, conta com mais ou menos 580 alunos regularmente matriculados e freqüentes, atende uma clientela da educação infantil  ao  5º ano. Sendo a escola a maior responsável pelo desenvolvimento das habilidades básicas dos alunos, resolvemos elaborar esse projeto para que viesse de encontro com os interesses dos alunos.
 O “Projeto com música também se aprende” surgiu da necessidade de oferecer ás nossas crianças momentos prazeroso e descontração a magia de aprender, uma atividade que vá além do currículo e do âmbito da Escola, pois é certo que a Música, a dança e as demais artes fazem parte do dia a dia dos nossos alunos, independente de sua classe socioeconômica.
Quem de nós nunca dormiu ao som de uma cantiga de ninar? Quantos dariam tudo para poder reviver momentos de infância inesquecíveis marcados por melodias cantadas por nossas mães e avós? Assim é a música uma magia que encanta, dá prazer, acalma e porque não ao mesmo tempo ensinar-nos. Esta é a principal proposta do trabalho, envolver as crianças com músicas populares ou não, que podem ser inseridas no cotidiano escolar.
A presença da música na educação dos alunos é fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical  desenvolver nas  crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, criatividade a auto-estima.
O referido projeto visa desenvolver uma prática docente inovadora, haja vista música ter um caráter dinâmico e ser algo que suscita quase sempre reações de surpresa, pois é um espaço de interação e distração. Através dela somos capazes de melhorar nossa sensibilidade de concentração e a memória que conseqüentemente trará benefícios ao processo de alfabetização e ao lógico matemático, proporcionando de forma lúdica uma aprendizagem significativa e prazerosa.

“ A música pode ser o exemplo único do que poderia ter sido se não tivesse havido a invensão da linguagem, a formação das palavras, a analise das idéias- a comunicação da alma.”
                                                                (Marcel Proust)
A música é um fenômeno universal. Que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré história. A música faz parte do dia a dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritmos, festas e celebrações das mais diversas.
Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir  música,cantar e dançar. Desde a mais tenra idade. Vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em todos os lugares, com os mais diversos fins. Assim, é patente em todas as esferas de nossa sociedade que a Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas,pois ela cria, reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servido para aprimoramento do aprendizado. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (vol.6, p.75) referem-se á música como guardiã dos princípios, costumes e problemas dos grupos sociais. È uma das ricas e universais formas de expressões humanas, que revela a cultura de uma época ou região.
Qualquer proposta de ensino que considere que essa diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer música para a sala de aula, acolhendo-a, contextualizando-a e oferecendo acesso a obras que possam ser significativas para seu desenvolvimento pessoal em atividades de apreciação e produção. A diversidade permite ao aluno a construção de hipótese sobre o lugar de cada obra no patrimônio musical da humanidade, aprimorando sua condição de avaliar a qualidade das próprias produções e a dos outros. A Revista Nova Escola (jun./jul.2004) faz uma citação mostrando que a música estimula área do cérebro não desenvolvida por outras linguagens, como a escrita e a oral. “quanto mais cedo a escola começar o trabalho com música, melhor. Essa linguagem,embora antes fosse comum, faz parte da cultura das crianças por causa das canções de ninar e das brincadeiras”.
 De acordo com o pensamento de Quintás (1993.p.35). “assumir ativamente possibilidades lúdicas é a base e o núcleo de toda atividade criadora.” Assim, entende-se que a leitura ao ser trabalhada envolvendo o lúdico, no caso, por exemplo, da música, as palavras o textos,passa a ter uma significação ativa pela criança, a leitura se transforma numa atividade voluntaria e desejada, manifestando a sensibilidade    infantil.
Podemos,ainda realizar atividades de loto leitura onde brincando, juntando e formando as palavras a criança aprende a ler involuntariamente. Assim realiza-se um trabalho prazeroso onde o foco principal é a construção, criação e recriação das palavras.                   

“Como pode uma ave, nascida para a alegria ficar numa gaiola e cantar?”
William Blake

Assim são nossas crianças, como poderia ter nascidos ser tão perfeito sem poder partilhar de alegria? Não, não podemos deixar morrer em nossas almas pequeninas a coragem  que já trazem dentro de si, a vontade de vencer e a força de expressar-se. Portanto nesta proposta de trabalho iremos além de proporcionar alguns momentos de atividades escrita, explorar o lúdico onde serão realizadas diversas atividades musicadas, como, cantigas de rodas.
Propomos um trabalho lúdico, onde serão oferecidas as nossas crianças momentos de aprendizagem com canções, desenvolvendo habilidades motoras básicas que serão exploradas principalmente nas rodas musicadas, onde serão trabalhadas músicas: cinco patinhos, borboletinha, sapo cururu e outras exploradas no DVD e CDs como galinha pintadinha, Pata ti Pata, Xuxa só para baixinhos.




OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL

Promover a partir da música, a interação das crianças, dando-lhes oportunidade de expressar sensações, sentimentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.



OBJETIVOS ESPECIFICOS

·         Motivar e integrar as crianças através da música;
·         Brincar com música, imitando e reproduzindo criações musicais;
·         Estimular através da musica a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
·         Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização da musica;
·         Cantar apreciando a sonoridade e a melodia:
·         Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto musical, envolvendo não só atividades escritas, mas também as lúdicas;
·         Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado. Despertar a criatividade;
·         Integrar musica, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados.
·         Reconhecer a musica como um texto possível de ser lido interpretado.











METODOLOGIA
PROFESSORA JANE

·         Apresentação do projeto aos alunos.
·         Roda cantada (Terezinha de Jesus e outras )
·         Gestos e movimentos diários  como: Pisa no chiclete, conheço um jacaré, e CD Pata ti Patata.
·         Trabalhar atividades com as vogais nas musicas no decorrer do projeto.
·         Desenvolver atividades de dobradura, recorte e colagem com algumas musicas.
·         Os numerais e quantidades serão trabalhadas oralmente com varias musicas como: 5 patinhos, minhoquinha, a galinha do vizinho e posteriormente passar para a escrita.
·         As datas comemorativas serão trabalhadas durante o ano com apresentações da quadrilha, dia dos pais, dias da criança etc.
·         Musicas diversas conhecidas dos alunos.

METODOLOGIA
PROFESSORA ANGELINA

 A musica está presente no nosso cotidiano, por isso na escola, principalmente na educação infantil, procuramos propiciar momentos de resgate das cantigas de roda e outros tipos de músicas.
São esses momentos que priorizam o desenvolvimento da linguagem da criança, do prestar atenção, dos gestos, da concentração, do tom de voz...
Usamos a musica para cumprimentar no inicio da aula, (bom tarde amiguinho..),na hora do lanche (meu lanchinho), quando queremos silencio (o silencio)até mesmo para chamar a tenção quando estão muitos dispersos, enfim, em todos os momentos a música serve como auxilio e será utilizada interdiciplinarmente com os alunos ,pois tornam-se assim as aulas mais prazerosas.
Neste projetou vou trabalhar atividades através da proposta pedagógica.




METODOLOGIA
PROFESSORA ROSANI

Sendo a musica algo que nos acompanha a vida inteira, realizarei antes das atividades escritas uma proposta de trabalho que valorize movimento e a arte.
Realizarei atividades relacionadas aos conteúdos da proposta, onde na oportunidade serão inseridas musicas e atividades do cotidiano escolar e da criança, onde os alunos aprenderão a cantar ritmicamente, logo após serão realizado as atividades orais e escritas.
Serão trabalhadas atividades com o movimento do corpo, brincadeiras de roda, com o objetivo de resgate cultural e atividades escritas relacionadas aos mais diferentes tipos de melodia.
Ainda propor para que sejam realizadas diferentes atividades lúdicas no pátio da escola, a fim de socializar os alunos e inseri-los no mundo da escrita de forma automática e prazerosa.

METODOLOGIA
PROFISSIONAL DE APOIO JOSIANE RISTOF

Considero a música na educação infantil importante tema a ser estudado pelo fato que desde cedo à criança demonstra interesse por ritmos e sons musicais.
Acredita-se que a música, junto com suas atividades proporciona um satisfatório desenvolvimento nas crianças. Vou aproveitar esse momento para acompanhar a aluna de uma maneira prazerosa, procurando
Envolve-la nas atividades de uma forma para que ela consiga melhorar, a sua oralidade, interpretação e suas capacidades de compreensão e sua coordenação motora.
Baseando no cotidiano de crianças que possibilitarão através de análises das mesmas compreenderem melhor o sentido que essa musicalização oferece a aprendizagem delas na educação.






CRONOGRAMA DO PROFESSOR
ANGELINA

                               Projeto/ mês
maio
junho
julho
agosto
Abertura do projeto
X



Músicas cantadas diariamente:
Lanche, silêncio, bom dia/tarde
X
X
X
X
Roda musicada
X
X
X
X
Música borboletinha e dramatização
X
X
X
X
Músicas juninas

X


Atividades sobre as músicas
X
X
X
X
Colagem e pintura

X

X
Música 5 patinhos/atividades

X


Atividades lúdicas
X
X
X
X
Seleção de músicas, CD’s e DVD’s  junto ao professor
X
X
X
X
Confecção de cartazes
X
X


Encerramento do projeto dia da Família na Escola



X
Avaliação final



X













CRONOGRAMA DO PROFESSOR
ROSANI
Projeto/ mês
maio
junho
julho
agosto
Abertura do projeto
X



Músicas cantadas diariamente:
Lanche, silêncio, bom dia/tarde
X
X
X
X
Roda musicada
X
X
X
X
Música borboletinha e dramatização
X
X
X
X
Músicas juninas

X


Atividades sobre as músicas
X
X
X
X
Colagem e pintura

X

X
Música 5 patinhos/atividades

X


Atividades lúdicas
X
X
X
X
Seleção de músicas, CD’s e DVD’s  junto ao professor
X
X
X
X
Confecção de cartazes
X
X


Encerramento do projeto dia da Família na Escola



X
Avaliação final



X














                          



CRONOGRAMA DO PROFESSOR
JANE
                               
PROJETO/MÊS
MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
Abertura do projeto
X
X
X
X
Música cantadas diariamente (acolhida-acolhida, lanche, bom dia, silêncio)
X
X
X
X
Músicas com o nome
X



Música junina

X


Música com fantoches
X
X
X
X
Atividades lúdicas em sala
X
X
X
X
Atividades com numerais e quantidades (5 patinhos)

X
X
X
Música estatua, lateralidade, movimento


X
X
Encerramento do projeto dia da família na escola



X
Avaliação



X






  CRONOGRAMA PROFISSIONAL DE APOIO
JOSIANE                               

Projeto/ mês
maio
junho
julho
agosto
Abertura do projeto
X



Músicas cantadas diariamente:
Lanche, silêncio, bom dia/tarde
X
X
X
X
Roda musicada
X
X
X
X
Música borboletinha e dramatização
X
X
X
X
Músicas juninas

X


Atividades sobre as músicas
X
X
X
X
Colagem e pintura

X

X
Música 5 patinhos/atividades

X


Atividades lúdicas
X
X
X
X
Seleção de músicas, CD’s e DVD’s  junto ao professor
X
X
X
X
Confecção de cartazes
X
X


Encerramento do projeto dia da Família na Escola



X
Avaliação final



X












AVALIAÇÃO DA PROFESSORA JANE
A avaliação ocorrerá constantemente observando o interesse, desenvolvimento do aluno sua participação ao desenvolver suas atividades propostas e apresentações musicais.

AVALIAÇÃO DA PROFESSORA  ANGELINA
Será realizada de forma continua, o desempenho das habilidades básicas motoras, danças, cantar, bem como nas atividades lúdicas realizadas no decorrer do projeto.

AVALIAÇÃO DA PROFESSORA ROSANI
A avaliação se dará durante o processo de execução das atividades, através da observação diária, participação, envolvimento e desenvolvimento de cada criança nas atividades.

AVALIAÇÃO DA AUXILIAR DE APOIO JOSIANE
A  aluna será avaliada pela sua participação e desenvolvimento das atividades propostas pela professora da sala.


















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental.

Referencial Curricular para a Educação Infantil Brasília MEC/SEF. 1998.v.1e3.

------------. Ministério de Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais. 33 ed. Brasília MEC/SEF. 2001.v.6

CRAIDY. C. M.; KAERCHER G. E. P. S. Educação Infantil pra que te quero?Porto Alegre. Artmet Editora. 2001.

GIRARDI. G. Música para aprender e se divertir. Nova Escola. São Paulo nº 173. P.55 57. Junho/julho. 2004.

NICOLAU. M. L. M. Freiner. Uma revolução na sala de aula. In_______ Textos básicos de educação  pré-escola. São Paulo: Ática. 1990.

RAMALHO. P. Músicas revelam hábitos de um que já se foi. Nova Escola. São Paulo nº 149.p. 43 – 44, janeiro / fevereiro. 2002.








AVALIAÇÃO DO PROJETO APRENDENDO ATRAVÉS DA MÚSICA
PROFESSORA JANE

Mediante o desenvolvimento projeto, percebe-se que a utilização do mesmo é indispensável a nossa prática pedagógica, pois, trazem inovações proporcionando uma aprendizagem mais interessante e prazerosa, tendo em vista, o caráter dinâmico do mesmo.
Além de aumentar a auto estima das crianças,favorece de maneira mais simples o enlace com o conhecimento no entanto, apresenta um apelo maior que os textos, porque envolve os alunos emocionalmente.




AVALIAÇÃO DO PROJETO APRENDENDO ATRAVÉS DA MÚSICA
PROFESSORA ANGELINA

Conversando com meus alunos sobre o projeto “Aprendendo através da música’’ percebi o quanto é importante a musicalização para a criança, pois ao questioná-las sobre as músicas preferidas foram citadas várias entre elas, cantigas de roda, músicas coreografadas e músicas da época que eles dançavam livremente.
O projeto fez e faz com que as crianças adquirem mais conhecimento e responsabilidade e também é um meio muito prazeroso que envolve as crianças e integra a socialização, concentração, desenvolve a coordenação motora e o vocabulário. 






AVALIAÇÃO DO PROJETO APRENDENDO ATRAVÉS DA MÚSICA
PROFESSORA ROSANI

Neste projeto trabalhamos várias cantigas de roda, músicas infantis. Tanto na sala de aula quanto no pátio e outros espaços da escola. Houve um grande aproveitamento das crianças por tratar-se de algo significativo para eles.
 Pois além de trabalhar a expressão verbal, também foram trabalhadas expressões corporal com gestos e movimentos e a expressão facial, com mímicas e algum movimentos de face.




AVALIAÇÃO DO PROJETO APRENDENDO ATRAVÉS DA MÚSICA
PROFISSIONAL DE APOIO JOSIANE

Percebi o quanto é importante desenvolver projetos com as crianças, principalmente por parte da minha aluna JULLYA, mostrou-se muito ativa ao cantar e dançar as músicas apresentadas neste projeto, a aluna também sentiu muito prazer em desenvolver as atividades solicitas pela professora.


ANEXOS 
































Nenhum comentário:

Postar um comentário