CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA IV
APRENDENDO ATRAVÉS DA MÚSICA
RIO BRILHANTE-MS
2012
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA IV
APRENDENDO ATRAVÉS DA MÚSICA
|
RIO BRILHANTE-MS
2012
“A música expulsa o ódio dos que vivem sem amor. Dá a paz aos
que não tem descanso e consolo os que choram. Os que se perderam encontram
novos caminhos e os que tudo rejeitam, reencontram confiança e esperança. ’’
Pablo Casals
Violoncelista
SUMÁRIO
1. JUSTIFICATIVA................................................................................................................05
2. OBJETIVOS:
2.1.
Geral.......................................................................................................................08
2.2. Específicos.............................................................................................................08
3. METODOLOGIA
3.1. Metodologia da professora
Jane.............................................................................09
3.2. Metodologia da professora Angelina.....................................................................09
3.3. Metodologia da professora
Rosani.........................................................................10
3.4. Metodologia da
professora Josiane.......................................................................10
4. CRONOGRAMA
4.1. Cronograma da professora
Angelina......................................................................11
4.2. Cronograma da professora Rosani.........................................................................12
4.3. Cronograma da professora
Jane.............................................................................13
4.4. Cronograma da professora
Josiane.........................................................................14
5. AVALIAÇÕES
5.1. Avaliação da professora
Jane.................................................................................15
5.2. Avaliação da professora
Angelina..........................................................................15
5.3. Avaliação da professora
Rosani.............................................................................15
5.4. Avaliação da profissional de apoio
Josiane............................................................15
6. REFERENCIAS..................................................................................................................16
ANEXOS
JUSTIFICATIVA
“A música é celeste, de natureza
divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua
condição.”
Aristóteles
O Centro Educacional Municipal
Criança Esperança IV situado no Bairro Olímpico, um bairro próximo do centro da
cidade. È um bairro populoso e tende os alunos do próprio bairro, dos bairros
vizinhos e oriundos de fazendas e assentados, conta com mais ou menos 580
alunos regularmente matriculados e freqüentes, atende uma clientela da educação
infantil ao 5º ano. Sendo a escola a maior responsável
pelo desenvolvimento das habilidades básicas dos alunos, resolvemos elaborar
esse projeto para que viesse de encontro com os interesses dos alunos.
O “Projeto com música também se aprende”
surgiu da necessidade de oferecer ás nossas crianças momentos prazeroso e
descontração a magia de aprender, uma atividade que vá além do currículo e do
âmbito da Escola, pois é certo que a Música, a dança e as demais artes fazem
parte do dia a dia dos nossos alunos, independente de sua classe
socioeconômica.
Quem de nós nunca dormiu ao som
de uma cantiga de ninar? Quantos dariam tudo para poder reviver momentos de
infância inesquecíveis marcados por melodias cantadas por nossas mães e avós?
Assim é a música uma magia que encanta, dá prazer, acalma e porque não ao mesmo
tempo ensinar-nos. Esta é a principal proposta do trabalho, envolver as
crianças com músicas populares ou não, que podem ser inseridas no cotidiano
escolar.
A presença da música na educação
dos alunos é fundamental importância, pois a mesma contribui para o
enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a
observação, criatividade a auto-estima.
O referido projeto visa
desenvolver uma prática docente inovadora, haja vista música ter um caráter
dinâmico e ser algo que suscita quase sempre reações de surpresa, pois é um
espaço de interação e distração. Através dela somos capazes de melhorar nossa
sensibilidade de concentração e a memória que conseqüentemente trará benefícios
ao processo de alfabetização e ao lógico matemático, proporcionando de forma
lúdica uma aprendizagem significativa e prazerosa.
“ A música pode ser o exemplo
único do que poderia ter sido se não tivesse havido a invensão da linguagem, a
formação das palavras, a analise das idéias- a comunicação da alma.”
(Marcel Proust)
A música é um fenômeno
universal. Que está presente na história de todos os povos e civilizações, em
todo o globo, desde a pré história. A música faz parte do dia a dia das
comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritmos, festas e
celebrações das mais diversas.
Na verdade, é praticamente
impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir música,cantar e dançar. Desde a mais tenra
idade. Vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em todos os
lugares, com os mais diversos fins. Assim, é patente em todas as esferas de
nossa sociedade que a Música tem um papel primordial como forma de lazer e na
socialização das pessoas,pois ela cria, reforça laços sociais e vínculos
afetivos. Além disso, a música exerce um relevante papel na formação cultural
das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servido
para aprimoramento do aprendizado. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (vol.6,
p.75) referem-se á música como guardiã dos princípios, costumes e problemas dos
grupos sociais. È uma das ricas e universais formas de expressões humanas, que
revela a cultura de uma época ou região.
Qualquer proposta de ensino que
considere que essa diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer música
para a sala de aula, acolhendo-a, contextualizando-a e oferecendo acesso a
obras que possam ser significativas para seu desenvolvimento pessoal em
atividades de apreciação e produção. A diversidade permite ao aluno a
construção de hipótese sobre o lugar de cada obra no patrimônio musical da
humanidade, aprimorando sua condição de avaliar a qualidade das próprias
produções e a dos outros. A Revista Nova Escola (jun./jul.2004) faz uma citação
mostrando que a música estimula área do cérebro não desenvolvida por outras
linguagens, como a escrita e a oral. “quanto mais cedo a escola começar o
trabalho com música, melhor. Essa linguagem,embora antes fosse comum, faz parte
da cultura das crianças por causa das canções de ninar e das brincadeiras”.
De acordo com o pensamento de Quintás
(1993.p.35). “assumir ativamente possibilidades lúdicas é a base e o núcleo de
toda atividade criadora.” Assim, entende-se que a leitura ao ser trabalhada
envolvendo o lúdico, no caso, por exemplo, da música, as palavras o
textos,passa a ter uma significação ativa pela criança, a leitura se transforma
numa atividade voluntaria e desejada, manifestando a sensibilidade infantil.
Podemos,ainda realizar
atividades de loto leitura onde brincando, juntando e formando as palavras a
criança aprende a ler involuntariamente. Assim realiza-se um trabalho prazeroso
onde o foco principal é a construção, criação e recriação das palavras.
“Como pode uma ave, nascida para
a alegria ficar numa gaiola e cantar?”
William Blake
Assim são nossas crianças, como
poderia ter nascidos ser tão perfeito sem poder partilhar de alegria? Não, não
podemos deixar morrer em nossas almas pequeninas a coragem que já trazem dentro de si, a vontade de
vencer e a força de expressar-se. Portanto nesta proposta de trabalho iremos
além de proporcionar alguns momentos de atividades escrita, explorar o lúdico
onde serão realizadas diversas atividades musicadas, como, cantigas de rodas.
Propomos um trabalho lúdico,
onde serão oferecidas as nossas crianças momentos de aprendizagem com canções,
desenvolvendo habilidades motoras básicas que serão exploradas principalmente
nas rodas musicadas, onde serão trabalhadas músicas: cinco patinhos,
borboletinha, sapo cururu e outras exploradas no DVD e CDs como galinha
pintadinha, Pata ti Pata, Xuxa só para baixinhos.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Promover a partir da música, a
interação das crianças, dando-lhes oportunidade de expressar sensações,
sentimentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Motivar e integrar as crianças
através da música;
·
Brincar com música, imitando e
reproduzindo criações musicais;
·
Estimular através da musica a
capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
·
Desenvolver hábitos de leitura a
partir da utilização da musica;
·
Cantar apreciando a sonoridade e
a melodia:
·
Estimular o raciocínio e a
atenção em relação ao texto musical, envolvendo não só atividades escritas, mas
também as lúdicas;
·
Vivenciar momentos de
descontração, alegria e aprendizado. Despertar a criatividade;
·
Integrar musica, de forma
interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados.
·
Reconhecer a musica como um
texto possível de ser lido interpretado.
METODOLOGIA
PROFESSORA JANE
·
Apresentação do projeto aos
alunos.
·
Roda cantada (Terezinha de Jesus
e outras )
·
Gestos e movimentos diários como: Pisa no chiclete, conheço um jacaré, e
CD Pata ti Patata.
·
Trabalhar atividades com as
vogais nas musicas no decorrer do projeto.
·
Desenvolver atividades de
dobradura, recorte e colagem com algumas musicas.
·
Os numerais e quantidades serão
trabalhadas oralmente com varias musicas como: 5 patinhos, minhoquinha, a galinha
do vizinho e posteriormente passar para a escrita.
·
As datas comemorativas serão
trabalhadas durante o ano com apresentações da quadrilha, dia dos pais, dias da
criança etc.
·
Musicas diversas conhecidas dos
alunos.
METODOLOGIA
PROFESSORA ANGELINA
A musica está presente no nosso cotidiano, por
isso na escola, principalmente na educação infantil, procuramos propiciar
momentos de resgate das cantigas de roda e outros tipos de músicas.
São esses momentos que priorizam
o desenvolvimento da linguagem da criança, do prestar atenção, dos gestos, da
concentração, do tom de voz...
Usamos a musica para
cumprimentar no inicio da aula, (bom tarde amiguinho..),na hora do lanche (meu
lanchinho), quando queremos silencio (o silencio)até mesmo para chamar a tenção
quando estão muitos dispersos, enfim, em todos os momentos a música serve como
auxilio e será utilizada interdiciplinarmente com os alunos ,pois tornam-se
assim as aulas mais prazerosas.
Neste projetou vou trabalhar
atividades através da proposta pedagógica.
METODOLOGIA
PROFESSORA ROSANI
Sendo a musica algo que nos
acompanha a vida inteira, realizarei antes das atividades escritas uma proposta
de trabalho que valorize movimento e a arte.
Realizarei atividades
relacionadas aos conteúdos da proposta, onde na oportunidade serão inseridas
musicas e atividades do cotidiano escolar e da criança, onde os alunos
aprenderão a cantar ritmicamente, logo após serão realizado as atividades orais
e escritas.
Serão trabalhadas atividades com
o movimento do corpo, brincadeiras de roda, com o objetivo de resgate cultural
e atividades escritas relacionadas aos mais diferentes tipos de melodia.
Ainda propor para que sejam
realizadas diferentes atividades lúdicas no pátio da escola, a fim de
socializar os alunos e inseri-los no mundo da escrita de forma automática e
prazerosa.
METODOLOGIA
PROFISSIONAL DE APOIO JOSIANE RISTOF
Considero a música na educação
infantil importante tema a ser estudado pelo fato que desde cedo à criança
demonstra interesse por ritmos e sons musicais.
Acredita-se que a música, junto
com suas atividades proporciona um satisfatório desenvolvimento nas crianças.
Vou aproveitar esse momento para acompanhar a aluna de uma maneira prazerosa,
procurando
Envolve-la nas atividades de uma
forma para que ela consiga melhorar, a sua oralidade, interpretação e suas
capacidades de compreensão e sua coordenação motora.
Baseando no cotidiano de
crianças que possibilitarão através de análises das mesmas compreenderem melhor
o sentido que essa musicalização oferece a aprendizagem delas na educação.
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
ANGELINA
Projeto/ mês
|
maio
|
junho
|
julho
|
agosto
|
Abertura
do projeto
|
X
|
|
|
|
Músicas
cantadas diariamente:
Lanche, silêncio, bom
dia/tarde
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Roda
musicada
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Música
borboletinha e dramatização
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Músicas
juninas
|
|
X
|
|
|
Atividades
sobre as músicas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Colagem
e pintura
|
|
X
|
|
X
|
Música
5 patinhos/atividades
|
|
X
|
|
|
Atividades
lúdicas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Seleção
de músicas, CD’s e DVD’s junto ao
professor
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Confecção
de cartazes
|
X
|
X
|
|
|
Encerramento
do projeto dia da Família na Escola
|
|
|
|
X
|
Avaliação
final
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
ROSANI
Projeto/
mês
|
maio
|
junho
|
julho
|
agosto
|
Abertura
do projeto
|
X
|
|
|
|
Músicas
cantadas diariamente:
Lanche, silêncio, bom
dia/tarde
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Roda
musicada
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Música
borboletinha e dramatização
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Músicas
juninas
|
|
X
|
|
|
Atividades
sobre as músicas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Colagem
e pintura
|
|
X
|
|
X
|
Música
5 patinhos/atividades
|
|
X
|
|
|
Atividades
lúdicas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Seleção
de músicas, CD’s e DVD’s junto ao
professor
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Confecção
de cartazes
|
X
|
X
|
|
|
Encerramento
do projeto dia da Família na Escola
|
|
|
|
X
|
Avaliação
final
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
CRONOGRAMA DO PROFESSOR
JANE
PROJETO/MÊS
|
MAIO
|
JUNHO
|
JULHO
|
AGOSTO
|
Abertura
do projeto
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Música
cantadas diariamente (acolhida-acolhida, lanche, bom dia, silêncio)
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Músicas
com o nome
|
X
|
|
|
|
Música
junina
|
|
X
|
|
|
Música
com fantoches
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Atividades
lúdicas em sala
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Atividades
com numerais e quantidades (5 patinhos)
|
|
X
|
X
|
X
|
Música
estatua, lateralidade, movimento
|
|
|
X
|
X
|
Encerramento
do projeto dia da família na escola
|
|
|
|
X
|
Avaliação
|
|
|
|
X
|
CRONOGRAMA
PROFISSIONAL DE APOIO
JOSIANE
Projeto/
mês
|
maio
|
junho
|
julho
|
agosto
|
Abertura
do projeto
|
X
|
|
|
|
Músicas
cantadas diariamente:
Lanche, silêncio, bom
dia/tarde
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Roda
musicada
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Música
borboletinha e dramatização
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Músicas
juninas
|
|
X
|
|
|
Atividades
sobre as músicas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Colagem
e pintura
|
|
X
|
|
X
|
Música
5 patinhos/atividades
|
|
X
|
|
|
Atividades
lúdicas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Seleção
de músicas, CD’s e DVD’s junto ao
professor
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Confecção
de cartazes
|
X
|
X
|
|
|
Encerramento
do projeto dia da Família na Escola
|
|
|
|
X
|
Avaliação
final
|
|
|
|
X
|
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA JANE
A avaliação ocorrerá
constantemente observando o interesse, desenvolvimento do aluno sua
participação ao desenvolver suas atividades propostas e apresentações musicais.
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA ANGELINA
Será realizada de forma
continua, o desempenho das habilidades básicas motoras, danças, cantar, bem
como nas atividades lúdicas realizadas no decorrer do projeto.
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA ROSANI
A avaliação se dará durante o
processo de execução das atividades, através da observação diária,
participação, envolvimento e desenvolvimento de cada criança nas atividades.
AVALIAÇÃO DA AUXILIAR DE APOIO
JOSIANE
A aluna será avaliada pela sua participação e
desenvolvimento das atividades propostas pela professora da sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Ministério da Educação e
do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental.
Referencial Curricular para a
Educação Infantil Brasília MEC/SEF. 1998.v.1e3.
------------. Ministério de
Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares
Nacionais. 33 ed. Brasília MEC/SEF. 2001.v.6
CRAIDY. C. M.; KAERCHER G. E. P.
S. Educação Infantil pra que te quero?Porto Alegre. Artmet Editora. 2001.
GIRARDI. G. Música para aprender
e se divertir. Nova Escola. São Paulo nº 173. P.55 57. Junho/julho. 2004.
NICOLAU. M. L. M. Freiner. Uma
revolução na sala de aula. In_______ Textos básicos de educação pré-escola. São Paulo: Ática. 1990.
RAMALHO. P. Músicas revelam
hábitos de um que já se foi. Nova Escola. São Paulo nº 149.p. 43 – 44, janeiro
/ fevereiro. 2002.
AVALIAÇÃO DO PROJETO APRENDENDO
ATRAVÉS DA MÚSICA
PROFESSORA JANE
Mediante o desenvolvimento
projeto, percebe-se que a utilização do mesmo é indispensável a nossa prática
pedagógica, pois, trazem inovações proporcionando uma aprendizagem mais
interessante e prazerosa, tendo em vista, o caráter dinâmico do mesmo.
Além de aumentar a auto estima
das crianças,favorece de maneira mais simples o enlace com o conhecimento no
entanto, apresenta um apelo maior que os textos, porque envolve os alunos
emocionalmente.
AVALIAÇÃO DO PROJETO APRENDENDO
ATRAVÉS DA MÚSICA
PROFESSORA ANGELINA
Conversando com meus alunos
sobre o projeto “Aprendendo através da música’’ percebi o quanto é importante a
musicalização para a criança, pois ao questioná-las sobre as músicas preferidas
foram citadas várias entre elas, cantigas de roda, músicas coreografadas e músicas
da época que eles dançavam livremente.
O projeto fez e faz com que as
crianças adquirem mais conhecimento e responsabilidade e também é um meio muito
prazeroso que envolve as crianças e integra a socialização, concentração,
desenvolve a coordenação motora e o vocabulário.
AVALIAÇÃO DO PROJETO APRENDENDO
ATRAVÉS DA MÚSICA
PROFESSORA ROSANI
Neste projeto trabalhamos várias
cantigas de roda, músicas infantis. Tanto na sala de aula quanto no pátio e
outros espaços da escola. Houve um grande aproveitamento das crianças por
tratar-se de algo significativo para eles.
Pois além de trabalhar a expressão verbal,
também foram trabalhadas expressões corporal com gestos e movimentos e a
expressão facial, com mímicas e algum movimentos de face.
AVALIAÇÃO DO PROJETO APRENDENDO
ATRAVÉS DA MÚSICA
PROFISSIONAL DE APOIO JOSIANE
Percebi o quanto é importante
desenvolver projetos com as crianças, principalmente por parte da minha aluna
JULLYA, mostrou-se muito ativa ao cantar e dançar as músicas apresentadas neste
projeto, a aluna também sentiu muito prazer em desenvolver as atividades
solicitas pela professora.
ANEXOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário